Blog do Ari: Salvucci recebe discípulo Luciano do Valle nas resenhas no céu

Ambos narradores de futebol trabalharam juntos na Rádio Brasil de Campinas

0002048179586 img

Este 20 de abril marca o décimo sétimo ano da morte do jornalista e radialista Sérgio José Salvucci, um dos mais completos cronistas esportivos do rádio de Campinas. De certo, do céu, Salvucci estava inquieto com a mesmice nas resenhas esportivas e aplaudiu a vinda de um de seus mais ilustres discípulos: o narrador Luciano do Valle, morto na tarde deste sábado.

0002048179586 img

Na recepção ao amigo Luciano do Valle, de certo Salvucci contestou posição da Igreja Católica de Campinas – proprietária da Rádio Brasil -, que num piscar de olhos varreu a programação esportiva da emissora, contrastando com o slogan de equipe campeoníssima nos tempos do programa Radar dos Esportes, a palavra oficial do esporte campineiro.

Salvucci e Luciano tiveram em comum a paixão assumida publicamente pela Ponte Preta. O diferencial é que o mestre sempre repetia que “pode até ter pontepretano igual, mas mais que eu ninguém”.

Salvucci, com a perícia para a descoberta de novos talentos, puxou para a sua Rádio Brasil de Campinas, nos anos 60, o já talentoso narrador de futebol Luciano do Valle, cujo espaço ficou encurtado na renomada equipe de esportes da Rádio Educadora de Campinas, mais conhecida na época como PRC9, comandada brilhantemente pelo comunicador Salvador Lombardi Neto, que dividia as narrações de futebol com Pereira Neto e José Sidnei Bragantim, todos falecidos.

Na época, Luciano do Valle já tinha um estilo bem característico de descrição das jogadas de partidas de futebol, situando claramente o ouvinte sobre a localização da bola.

TV EXCELSIOR

Por causa disso foi escolhido pela extinta TV Excelsior, com geração de imagens para Campinas, para manusear um painel luminoso representando um campo de futebol, com mostragem do local em que a jogada se desenvolvia durante a Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra.

0002048179588 img

Evidente que Luciano do Valle logo chegaria ao rádio paulistano e isso se deu na equipe disparada do esporte da Rádio Gazeta, comandada pelo narrador Pedro Luiz, já falecido.

Ali, Luciano apresentava diariamente um boletim esportivo de cinco minutos, a partir de cinco para o meio-dia, patrocinado pela bebida Rum Bacardi, que mistura melhor. E terminava anunciando incontinenti o comentário de Pedro Luiz, com o rótulo de ‘o comentário esportivo mais comentado da cidade’.

Com a migração da equipe de Pedro Luiz para a Rádio Nacional de São Paulo, Luciano do Valle ganhou mais notoriedade e posteriormente espaço na TV Globo, transformando-se no principal narrador de eventos esportivos.

O resto da história é repetido à exaustão.