Blog do Ari: Razões não faltam para ignorar o movimento Bom Senso F.C.
Grupo deveria se preocupar com jogadores desempregados
Deixa eu citar umas verdades sobre este movimento intitulado Bom Senso F.C que agora acena com possibilidade de greve porque a dona CBF não deu a mínima para a intromissão do grupo nas coisas ligadas à administração do futebol.
O que se vê, agora, é o movimento em busca de aliados, principalmente os torcedores, quando sai em defesa de preços de ingressos que considera justo e começa a se preocupar com as condições dos estádios.
Francamente, já encheu o saco. Este é um movimento elitista com roupagem de se pretender humanizar a condição de trabalho do atleta profissional, com redução de número de jogos e férias alongadas.
Férias são regidas por leis trabalhistas e cabe aos clubes a aplicação.
Redução de número de jogos? Nos meus tempos de repórter esportivo jogador de futebol preferia jogos a treinos. E tenho lá minhas dúvidas se isso mudou.
E se de fato ocorre número excessivo de jogos, também não é menos verdade que os boleiros são poupados gradativamente deles a pedido de fisiologistas. Exatamente por isso elencos de grandes e médios clubes são numerosos.
Neste caso, caberia reclamação do excesso por parte dos clubes. E eles não reclamam porque não ignoram que a principal fonte de receita é da televisão.
Logo, se o futebol é tratado como produto, com venda de jogos para assinantes da TV fechada, está claro que diminuição do número de jogos aos clubes nos remetem ao raciocínio de redução de cota destinada a cada clube.
Por acaso algum dia você ouviu ou leu por aí que o Bom Senso F.C. também defende redução de salário de jogadores, se os clubes tiverem menos receita da televisão?
Não nos esqueçamos que os programas ‘Sócio Torcedor’ atraem simpatizantes de clubes pelas vantagens de se assistir mais jogos mensalmente – e sem pagar – no estádio de seu clube.
TREINOS
Se a boleirada cobra mais tempo para treinos, então por que quando há disponibilidade para correção de repetidos erros eles não são corrigidos?
Entra dia e sai dia, o boleiro continua marcando a bola e deixa o adversário livre para completar a jogada. Ora, pra que servem os treinos? Se os treinos estão aí para aperfeiçoar as finalizações, por que boleiros continuam perdendo gols incríveis?
Observo que parte significativa da treinadorzada aproveita semana longa de trabalho pra programação de dois e até três dias daquele período para treinos em apenas um turno. Nessas semanas, há abuso de folgas para a cia..
E aí, por acaso você já viu algum boleiro reclamar de comissão técnica por redução do número de treinos?
Usaria de sensatez o Bom Senso F.C. se inicialmente olhasse para os boleiros desprotegidos do interior deste Brasil afora, que vive de migalhas e desempregados.
Futebol não é feito exclusivamente para grandes clubes. A junção de forças deveria ser convergida para os pequenos, fadados ao desaparecimento pela malfadada Lei Pelé e estrutura do futebol brasileiro em geral.
Por estas e muitas outras razões, não acompanho o coro daqueles que aplaudem o Bom Senso F.C.





































































































































