Blog do Ari: Projeção mostra que Guarani precisa de 30 pontos para se classificar
Tudo passar por empate com Vila Nova e vitórias sobre Betim e Crac
Alô torcedor bugrino, vamos juntos fazer as contas de quantas anda este grupo B do Campeonato Brasileiro da Série C, a três rodadas do complemento da primeira fase.
Atualizemos inicialmente a classificação com a vitória do Macaé sobre o Crac por 2 a 1 no Rio de Janeiro, e o empate do Mogi Mirim por 1 a 1 diante do Madureira no interior paulista, neste sábado.
Assim, com 27 pontos e oito vitórias, o Mogi Mirim está perto da classificação, enquanto o Macaé – agora com 28 pontos e oito vitórias – precisará de mais um ponto para sacramentar a classificação.
Aí você pergunta se na projeção natural, com 29 pontos o Guarani também estaria classificado?
Não. Por enquanto o Guarani precisa de 30 pontos.

Por que então?
Porque ele tem menos vitórias do que esta patotinha que briga por vaga. Hoje, o Guarani tem cinco vitórias. Caso atinja 29 pontos – vitórias sobre Betim, Crac e derrota para o Vila Nova -, vai terminar esta fase classificatória com sete vitória, podendo ser suplantado por Mogi Mirim, Vila Nova e Caxias.
Hoje, o Vila Nova tem 23 pontos e ocupa a quarta colocação, favorecido por cinco vitórias.
Entretanto, teoricamente está em situação mais difícil de que os concorrentes por causa de três confrontos diretos.
Para atingir o objetivo teria que necessariamente vencer o Guarani em Goiânia e um dos jogos fora. Neste domingo pega o Caxias no Sul e na última rodada enfrenta o Macaé no Rio.
Cálculos que incidirem nesta projeção colocariam o Vila Nova com oito vitórias contra eventuais sete do Guarani.
E se o Caxias tropeçar, você pode indagar? Mesmo que perca em casa para o Vila Nova neste domingo, terá amplas possibilidades de se recuperar com jogos teoricamente fáceis contra Barueri em casa e Duque de Caxias fora. Lembrando que hoje o Caxias é terceiro colocado com 25 pontos e sete vitórias. Ganhando um jogo e empatando outro já estará dentro na hipótese de o Guarani chegar apenas nos 29 pontos, perceberam?
Evidente que esta linha de raciocínio pode ser modificada na semana que vem caso ocorram tropeços de concorrentes diretos.
Todos os cálculos passam necessariamente pela obrigação de o Guarani ganhar os dois jogos em Campinas e arrancar um empate em Goiânia.
Portanto, qualquer outro resultado que não seja o de vitória contra o Betim será trágico, ou um adeus às possibilidades de classificação.





































































































































