Blog do Ari: Ponte pode até sair do Z4 na próxima rodada

Exceto o Coritiba, concorrentes diretos da Macaca tropeçam

0002048122676 img

Acreditem: se a Ponte Preta ganhar do Criciúma, em Santa Catarina, e o Fluminense perder para o Flamengo no clássico carioca, a veterana campineira sairá da zona de rebaixamento após incontáveis rodadas.

Hoje a Ponte tem 33 pontos e nove vitórias. Se ganhar dos catarinenses e o Fluminense patinar, ambos terminariam a próxima rodada com 36 pontos, com o diferencial que os pontepretanos se beneficiriam nos critérios de desempates, pois atingiriam dez vitórias contra nove do concorrente direto.

0002048122676 img

Aquela luz no final do túnel, que mais parecia uma lamparina, de repente começa a clarear mais para a Ponte Preta. A rodada do final de semana só não a favoreceu de fio a pavio porque o Coritiba goleou o Grêmio por 4 a 0 e, com 40 pontos ganhos, praticamente escapou do risco de rebaixamento.

Evidente que nada adiantaria tropeços de concorrentes diretos se a Ponte não fizesse a sua parte, com a vibrante vitória de virada sobre o Vasco por 2 a 1, em Campinas, neste domingo.

Com isso, ela subiu para 33 pontos, ganhou duas posições, e agora abre o Z4, na 17ª colocação, mesmo número do Vasco, porém ela leva vantagem no critério número de vitórias: 9 x 8.

O segundo favorecimento na rodada foi a vitória do Cruzeiro sobre o Criciúma por 5 a 3 no sábado, porém com tremendo susto ao pontepretano. Surpreendentemente, o time catarinense havia conseguido virar um placar de 2 a 0 para 3 a 2, até que tudo voltasse à normalidade.

FLUMINENSE

O Vitória deu uma ‘mãozona’ à Ponte Preta ao ganhar do Fluminense por 3 a 2, no Rio de Janeiro. Com o tropeço, o time carioca patina nos 36 pontos.

O Bahia subiu um ponto na classificação com o empate por 1 a 1 com o Atlético Paranaense. E a Lusa chegou ao 39º ponto ao empatar com o Flamengo sem gols.

Agora, dos 21 pontos em disputa, provavelmente a conquista de mais 12 sejam suficientes para que a Ponte escape da degola.

Em casa ela terá mais três jogos: Vitória, Grêmio e Lusa, ocasião em que sequer poderá perder ponto, e ainda terá que beliscar pelo menos mais três pontos nas partidas contra Criciúma, Goiás, Cruzeiro e Inter fora.