Blog do Ari: Ponte foi mal escalada e jogou no lixo dois pontos contra a fraca Portuguesa

Período de recesso da Copa do Mundo não serviu para que o time fosse bem treinado

Período de recesso da Copa do Mundo não serviu para que o time fosse bem treinado

A Ponte Preta jogou no lixo um mês de treinamento durante o período da Copa do Mundo. Time literalmente mal treinado e que, por extensão, desperdiçou dois pontos neste empate sem gols diante da fraca Portuguesa na noite desta terça-feira no Estádio Moisés Lucarelli.

Cadê as jogadas de profundidade da equipe pontepretana? Cadê as triangulações pelos lados do campo com avanços dos laterais? Cadê finalizações de média distância? Mostrem jogadas ensaiadas deste time?

Não bastasse isso, erro de avaliação do treinador da Ponte Preta, Dado Cavalcante, na escalação do time ao optar por três volantes e três atacantes. Não havia meio-campista que desse o toque de criatividade ao time, e assim a bola que não chegava trabalhada ao ataque, o que facilitava o trabalho de destruição dos defensores da Lusa.

O maior volume de jogo da Ponte Preta durante o segundo tempo, quando claramente a Lusa optou por se defender e explorar o contra-ataque, não significa que tenha criado oportunidades de gols. Mesmo no abafa da Macaca, a defensiva Lusa não esteve ameaçada.

Na falta de um meio-campista de criatividade, a opção de recuar o atacante Edno para tentar organizar o time não teve validade. A entrada de Léo Citadini – embora com atribuição de criar – não acrescentou absolutamente nada quando substituiu Alef.

Diante do quadro, com clara carência no setor, presumia-se que no período de recesso de campeonatos nacionais fossem treinadas jogadas com eficiência pelos lados do campo, mas isso não aconteceu.

Viu-se o lateral-esquerdo Bryan novamente correr de cabeça baixa pra cruzar a bola, sem direcionar o rumo. E houve tempo pra correção deste defeito, não corrigido. Viu-se, igualmente, a definição do lateral-direito Borges como o homem da bola parada, como se ele pegasse bem nela. Que equívoco!

EDNO COMENTA

Tem-se que cobrar de jogadores que podem render mais como Edno. Paradoxalmente, ele fez análise, ao final da partida, como se fosse comentarista ao citar que “não podemos perder ponto dentro de casa”, ignorando que é atribuição dele também fazer gols e ajudar o time a ganhar jogos.

O outro atacante, Alexandro, também jogou mal e demorou pra sair. Há tempos ele não tem convencido.

Como neste canto de página não há meias palavras, se a Ponte Preta tem pretensão de acesso será preciso muita arrumação neste time. Portanto, não se deixe levar por comentários com citação de que a defesa pontepretana começou a ser arrumada, porque a Portuguesa não exigiu e o setor ainda não pode ser avaliado..

Por isso, o treinador Dado Cavalcante tem que ser cobrado sim. E muito cobrado senhores cartolas.