Blog do Ari: O que você gostaria de saber sobre o futebol do Red Bull?
Clube-empresa ganha notoriedade após acesso à elite do futebol paulista
Há tempos tenho sido questionado para comentar sobre este emergente time de futebol do Red Bull, que acaba de garantir acesso à elite do futebol paulista. Pois é, como fazer qualquer citação além de parabenizá-lo pela campanha pelo Campeonato Paulista da Série A2?
Independente da capacidade técnica do elenco do Red Bull, por ora incontáveis perguntas sobre ele estão sem respostas. Por isso, se ainda fosse repórter questionaria seus diretores mais graduados sobre assuntos diversos.
1 – Campinas foi escolhida como cidade transitória ou definitiva para manutenção do futebol do Red Bull?

2 – O que levou seus dirigentes ou gestores a escolherem Campinas como sede?
3 – Historicamente a tentativa de terceiro clube profissional em Campinas não vingou. Primeiro foi o Gazeta, do dirigente Peri Chaib. Depois Sérgio Carnielli, presidente afastado da Ponte Preta, cogitou transformar o antigo time amador Tecnol em profissional, mas o projeto não prosperou. Os ex-jogadores Edmar e Careca fundaram o Campinas, que não teve vida longa. Por que o Red Bull será diferente?
4 – Como funciona este clube empresa Red Bull? E qual motivo serviu para definição de Campinas como cidade sede?
5 – A colocação do forte nome da marca Red Bull em clube de futebol visa apenas propagação do marketing ou há planejamento de retorno financeiro com negócios advindos do próprio futebol.
6 – Qual a folha de pagamento do elenco, incluso a comissão técnica?

7 – Sem campo para jogar e treinar, o jeito é a locação de praças esportivas e estádio, no caso o Moisés Lucarelli. Qual o custo disso e qual a totalidade do custo mensal para manutenção do time?
8 – A propósito, na elite do futebol paulista, o Red Bull vai manter o Estádio Moisés Lucarelli para mando de seus jogos, ou pode optar pelo Estádio Brinco de Ouro?
9 – Sem torcida, o público do Red Bull quase não atinge três dígitos nos jogos como mandante. Então, o que fazer para multiplicar este número?
10 – Por se tratar de uma empresa e sem apelo popular, o Red Bull tem espaço inferior ao dimensionamento do fato na mídia. Por acaso a empresa negocia espaço publicitário em veículos de comunicação para divulgação de seu produto futebol?
11 – Parafraseando o brilhante entrevistador Antonio Abujamra, da TV Cultura, qual ao pergunta que você gostaria que eu fizesse ao suposto entrevistado e que não fiz?





































































































































