Blog do Ari: Juizão colocou água no chope dos pontepretanos contra o Ceará
Time mostrou aspectos positivos mesmo com derrota
No linguajar do futebol pode-se dizer que a Ponte Preta foi operada no Ceará, ao perder para o time da casa por 3 a 2. Erro de um dos bandeirinhas e ratificado pelo árbitro mineiro Renato Cardoso da Conceição foi preponderante na interferência do placar. O gol do jogador cearense Bil foi marcado em nítida posição de impedimento. Além disso, gerou dúvida o lance convertido em gol pelo atacante Edno, da Macaca, porém anulado por causa da marcação de impedimento.
Apesar do apagão no início do segundo tempo, a Ponte Preta até que deixou impressão favorável no jogo da noite desta sexta-feira, mesmo com a derrota. Projetando-se que dá pro treinador Dado Cavalcanti arrumar algumas coisas do próprio elenco após o período da Copa do Mundo, de prático fica caracterizada a falta do meia qualificado.

LÉO CITADINI
Apesar da voluntariedade de Léo Citadini em participar ativamente na marcação, no aspecto criatividade continua devendo. Adrianinho, que o substituiu na metade do segundo tempo, até que correspondeu dentro de suas características de apenas preparar jogadas.
No início da partida a impressão que ficava era de a Ponte estar jogando em seu Estádio Moisés Lucarelli, em razão da disposição ofensiva de seu time.
A orientação do treinador Dado Cavalcanti de se adiantar a marcação e pressionar o adversário já na saída de bola era cumprida à risca, mas, apesar do maior volume, a Ponte só conseguia ameaçar com jogadas rápidas do atacante Cafu, pelo lado direito.
Apesar disso, a falta de entrosamento dele com Edno e Alexandro travava a sequência das jogadas.
O modelo proposto pelo treinador pontepretano foi interessante. Alexandre se posicionou pelo lado esquerdo para fechar em diagonal e Edno, centralizado, não era aquele centroavante fixo na área adversária. Participativo, chegava ao ataque trabalhando a bola.
Apesar do bom modelo, na prática Alexandro não ratificou as boas partidas anteriores e esbarrou na boa performance defensiva do Ceará.
CAPRICHO
O futebol é tão caprichoso que o Ceará achou um gol aos 15 minutos do primeiro tempo. Na tentativa de bloquear bola chutada pelo meia Lucão, do time cearense, houve toque de mão do zagueiro Gilvan. Pênalti incontestável. Afinal, a bola tinha direção do gol.
A Ponte continuou com o ritmo ofensivo, mas foi absorvida no primeiro tempo pela forte marcação do Ceará. Assim, seu gol de empate teria que surgir em um contra-ataque, quase no final da fase. O volante Julinho arrancou com a bola e serviu Edno, que completou a jogada.
CEARÁ ATREVIDO
O Ceará voltou atrevido no segundo tempo, se encorajando ao ataque. Aí foi flagrante o desajuste do lado esquerdo defensivo pontepretano com Gilvan e Bryan. Além de ambos, pode-se atribuir à falha na saída da meta do goleiro Roberto no lance de resultou no segundo gol cearense.
Falhas à parte, se a arbitragem agisse com correção teria considerado que o atacante Bil, do Ceará, estava mais adiantado de que o goleiro Roberto. Portanto, não havia dois jogadores da Ponte posicionados atrás de Bil para que ele tivesse condições de jogo. E este erro da arbitragem foi crucial ao time pontepretano.
Depois a Ponte ainda sofreu gol no desdobramento de cobrança de falta, em bola arrumada para conclusão do meia Ricardinho.
Nem por isso a Ponte se entregou. Abafou, criou chances, Edno sofreu pênalti, que ele deveria cobrar, até porque é o cobrador oficial. Todavia, inadvertidamente Alexandro pegou a bola e marcou.
Ressalta-se ainda que o goleiro Roberto praticou defesa difícil numa cabeçada do jogador Sandro e que o lado esquerdo da defesa pontepretana precisa ser arrumado.
Já que o lateral-direito Daniel Borges arranca bem com a bola, o trabalho técnico deve ser direcionado para melhorar os cruzamentos.
Portanto, é possível melhorar este time na sequência do Campeonato Brasileiro da Série B após a Copa do Mundo. O jogo desta sexta-feira foi uma boa amostragem.





































































































































