Blog do Ari: Juizada faz lambança, Espanha despenca e tá mais para o Brasil
Tic-tac dos espanhóis sem objetividade precisa ser repensado
Tic-tac dos espanhóis sem objetividade precisa ser repensado
Por Ariovaldo Izac
O primeiro assunto do dia é a bronca da mulherada com esta jogatina de futebol. Jogos às 19h empurram a programação da grade da TV Globo e as novelas vão pro ar quando Deus quiser. E assim será neste Mundial.
2 – Que sapatada da Holanda sobre a Espanha! Pois o time espanhol começa a envelhecer e uma renovação – mesmo que parcial – será imprescindível. Tinha validade aquele tic-tac do time espanhol quando no ataque havia jogadores com capacidade de decidir. O badalado centroavante Diego Costa foi uma piada em campo.
Sem o poder de fogo dos espanhóis na frente, o adversário consegue equilibrar a partida. Assim, fica claro a falta de pegada da Espanha na cabeça da área e o miolo de zaga, exposto, fica vulnerável. Além disso, o goleiro Casillas fez lambança em dois gols e sofreu falta em outro, não marcada pelo juizão.
3 – Quando esta turma que disputa campeonatos amadores reclama de erros de arbitragens deve refletir que a juizada ‘categorizada’ erra e muito. Quanta lambança nestes primeiros jogos da Copa do Mundo! Erro crasso do japonês contra a Croácia que beneficiou o Brasil na largada da competição. Dois gols legítimos do México anulados inexplicavelmente. E no jogo da Espanha foi validado um gol à Holanda em desdobramento de lance que o goleiro Casillas sofreu falta. E é só começo.
4 – Tá certo que futebol é jogado e lambari é pescado, mas convenhamos que o Brasil terá que fazer muita força para ser surpreendido pelos instáveis México e Camarões.
5 – Quando atacado após a metade do segundo tempo contra Camarões, o México se encolheu em sua própria área e deixou espaços demais no meio de campo. E quando apertada, a sua zaga andou espanando.
6 – Como o México deve jogar fechado contra o Brasil, claro que vai explorar o contra-ataque em velocidade. Só que falta criatividade aos seus atacantes. Assim, se a marcação brasileira estiver bem posicionada, não haverá problema.
7 – O time de Camarões é limitado e violento. Colocou em prática uma proposta defensiva e mostrou-se vulnerável pelos lados do campo, principalmente através do fraco lateral-esquerdo Assou-Ekotto.
8 – Alguém precisa avisar o treinador brasileiro Luiz Felipe Scolari, o Felipão, que o time de Camarões falha bastante no jogo aéreo defensivo. Dá pro Brasil abusar do expediente de alçar bola à área adversária e assim esperar gols do atacante Fred e até dos zagueiros David Luiz e Thiago Silva, além do volante Paulinho.





































































































































