Blog do Ari: Jogada de Silvinho no gol de Alemão tem que ser revista várias vezes
Ponte mostra pontos positivos e preocupantes na vitória sobre o Rio Claro
O que é belo obrigatoriamente tem que ser ressaltado. E o belo na vitória de virada da Ponte Preta sobre o Rio Claro por 2 a 1, na noite deste sábado no Estádio Moisés Lucarelli, foi a jogada pessoal do atacante pontepretano Silvinho.
A arrancada pelo lado esquerdo, o drible no adversário com bom balanço, e a consciência no passe açucarado para o atacante Alemão completar a jogada têm que ser necessariamente sublinhados. O lance foi o ponto alto de um jogo muito movimentado e com desenho tático bem definido.

Cabe, portanto, um elogio e uma ressalva ao treinador Oswaldo Alvarez, o Vadão, da Ponte Preta, nesta vitória.
Desta vez o time teve mais intensidade pelos lados do campo, com avanços sistemáticos dos laterais Ferrugem e Magal, principalmente depois que a Ponte sofreu o gol do Rio Claro.
Como Alemão saiu para os lados para propiciar sequência às jogadas, e desta vez Silvinho deu continuidade às ações ofensivas, a bola rondou mais vezes a área adversária comparativamente às partidas anteriores.
Ressalva? O risco desnecessário que Vadão correu ao escalar dois meias que não marcam – casos de Adrianinho e Antonio Flávio -, resultando em sobrecarga aos volantes Bruno Silva e Fernando Bob.
Nas partidas anteriores, mesmo não apresentando o rendimento técnico esperado, o atacante Ademir mostrou eficiência na marcação com sucessivos recuos.
Como o time do Rio Claro tem um bom toque de bola e sabe envolver o adversário, faltou gente da Ponte para intensificar a pegada no meio de campo.
MARCAR A BOLA
Qual o reflexo disso? Volantes passaram a marcar a bola e esqueceram de vigiar o setor. No gol do Rio Claro, em jogada iniciada pelo lado direito da defesa pontepretana, Fernando Bob se juntou a Bruno Silva para acompanhar a bola, desguarnecendo o lado oposto onde a jogada teve prosseguimento.
Isso se repetiu várias vezes ao longo da partida, ocasião em que Bruno Silva se juntava a Bob para ajudar na pegada pelo lado esquerdo.
Cabe, como reflexão, que no futebol moderno exige-se pelo menos um meia de combatividade, ou um atacante que saiba exercer dupla função, como faz Ademir.
Pior é que os meias não ajudaram no desarme e sequer foram criativos, justificando plenamente as respectivas substituições.
Ainda nesta analogia, e como o Rio Claro soube explorar bem o lado esquerdo de seu ataque, nas costas de Ferrugem, incontáveis vezes o zagueiro César teve que cobrir o setor, por vezes desguarnecendo o miolo de zaga, como aos 27 do segundo tempo quando o meia Rafael Costa só não empatou porque o goleiro Roberto praticou defesa dificílima.
O ideal seria que volante Bruno Silva alternasse com César a cobertura pelo lado direito pelo motivo justificado. Todavia, pelas circunstâncias, ele teve que marcar mais por dentro.
São detalhes quase imperceptíveis aos olhos do torcedor apaixonado e nervoso, mas que precisam ser bem observados pelo treinador pontepretano.
E se o Rio Claro empatasse a partida em três reais chances criadas durante o segundo tempo?
Como de hábito não comento futebol só por resultado de jogo. Enfatizo detalhes para se abrir discussão e reflexão.
É justo, no entanto, que se valorize o espírito de luta do time pontepretano e se ressalte boas atuações de alguns jogadores.
SACOMAN
O zagueiro Diego Sacoman, por exemplo, ratificou nesta vitória as boas atuações anteriores. Ele se junta ao goleiro Roberto e Silvinho como os melhores jogadores da equipe. César foi bem e fez um gol de jogador com oportunismo na área adversária.
Dentro de suas limitações, o lateral-esquerdo Magal foi bem. Hoje já se vê Alemão com mais mobilidade.
E se o meio-campista Bida mostrar mais movimentação em campo, certamente vai ganhar um lugar no time. Nem se compara o acerto de passes dele em relação à Adrianinho. O problema é que a volta de Bida, para combater o adversário, é lenta. Quando ele vai entrar em forma?





































































































































