Blog do Ari: Guarani terá apenas quatro jogos em casa no horário da tarde

Tabela da A2 programa viagem longas para os bugrinos

0002048133246 img

Conciliar interesses diversos durante confecção de tabela é uma das tarefas muito difícil. Apesar disso, pode-se dizer que faltou critério no ordenamento de jogos do Guarani no Campeonato Paulista da Série A2, competição que será disputada de 26 de janeiro a 13 de abril, observando-se o critério de turno único para os 20 participantes e contagem de pontos corridos para verificação de acesso às quatro equipes mais bem qualificadas e às quatro que serão rebaixadas.

Considera-se inicialmente que a suposta vantagem de ser mandante de dez jogos e visitante nove vezes, como ocorre com a chegada dos rebaixados, foi pro espaço ao Guarani, visto que será mandante contra o Red Bull, clube que manda jogos em Campinas.

Dos 11 jogos do Bugre como mandante, apenas aqueles diante de Marília, Grêmio Barueri, Red Bull e Capivariano serão disputados no tradicional horário das 16h no Estádio Brinco de Ouro, sábado ou domingo. A partida diante do Rio Branco, a última, será igualmente em Campinas, mas às 10h. Os demais jogos em casa serão à noite.

O Departamento Técnico da FPF (Federação Paulista de Futebol) não adotou o devido equilíbrio de viagens ao Guarani, ao agendá-las para longas distâncias como Monte Azul, Mirassol, Batatais e Catanduva, ao passo que jogos contra União Barbarense, Capivariano e Rio Branco de Americana – clubes de cidades circunvizinhas – serão realizados em Campinas.

O Guarani estréia em Rio Claro, contra o Velo Clube. A programação de seu primeiro jogo num domingo à tarde em Campinas será apenas na quinta rodada e diante do Marília. Pelo menos desta vez ele vai escapar de uma viagem longa.

Convém ressaltar que clubes que contam com iluminação em seus estádios terão jogos programados para as 16h aos sábados e domingos, inclusive no horário de verão, a menos que informem à FPF sobre proposta de mudança para as 17h. E, de acordo com o regulamento, terão que informar eventuais mudanças até o dia dois de dezembro. Quem não tem iluminação vai jogar às 15h, exceto durante o horário de verão, cujo início será às 16h.

É certo que jogos no período noturno serão disputados no horário padronizado das 20h30. Outra coisa definida pela FPF é que na última rodada todos os jogos serão realizados às 10h.

A maratona de jogos dos clubes será puxadíssima. Até a 11ª rodada, todos participarão de dois jogos por semana. Depois haverá intervalo de três jogos em duas semanas, com posterior retorno à ‘pauleira’.

CARTÕES VERMELHOS

Ler regulamento é obrigação de cartolas e boleiros. O Artigo 10º, que discorre sobre critérios de desempates, cita que após a observância, pela ordem, de número de vitórias, saldo de gols e maior número de gols marcados, persistindo o empate entre duas ou mais associações, a vantagem será do clube com menor número de cartões vermelhos. E na sequência considera-se o menor número de cartões amarelos. Portanto, atenção senhores botinudos.

Consta ainda no Artigo 14, sobre Disposições Finais, que o período tolerável para atraso de pagamento dos jogadores é de 15 dias. Depois disso, em caso de denúncia à Procuradoria do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) da FPF, será fixado um prazo para quitação do débito. E, em caso de desobediência, o clube infrator será penalizado com perda de três pontos por jogo.