Blog do Ari: ‘Eusébio era mais veloz e Pelé tinha mais talento’

Perfeita a definição do comentarista de futebol Tostão

0002048145214 img

Avaliações do comentarista de futebol Tostão são sempre brilhantes. O comparativo que traçou de Eusébio para Pelé foi irreparável ao citar que ambos tinham o faro do gol: ‘Eusébio era mais veloz e Pelé tinha mais talento’.

E vou mais longe: o estilo de Eusébio tinha muita semelhança ao de Cristiano Ronaldo: velocidade e objetividade nas finalizações.

O jeito é o mesmo de partir com a bola dominada sobre adversários e o tempo bem calculado para definição das jogadas, quer finalizando de média distância, quer avançando até as imediações da área adversária para observar o melhor momento da conclusão da jogada.

0002048145214 img

Eusébio era o craque que mudava histórias de jogos. Que atleta, nos dias de hoje, chama pra si a responsabilidade para virar um placar adverso de 3 a 0 e marca quatro gols na vitória de seu time por 5 a 3?

Eusébio fez isso diante da Coréia do Norte na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra.

O diferencial de Eusébio para Pelé é que a seleção de Portugal tinha nele, Coluna e Simões os principais jogadores, enquanto os demais se valiam da tradicional raça portuguesa. Pelé sempre jogou ao lado de companheiros mais qualificados, o que inegavelmente facilitava a sua atribuição.

A rigor, quando estive na Argentina, os platinos sempre argumentavam o privilégio de Pelé jogar em equipes extremamente qualificadas – Santos e Seleção Brasileira -, enquanto o mesmo não ocorria com Diego Maradona.

Portugal está triste com a morte de Eusébio. E daqui nos resta rogar a Deus que ele descanse em paz.