Blog do Ari: Compactação do selecionado da Alemanha impressiona

Distribuição tática dos alemães implica em atacar com o maior número de jogadores

Distribuição tática dos alemães implica em atacar com o maior número de jogadores

0002050007254 img

Taticamente a seleção da Alemanha beira a perfeição e desmonta comentarista de futebol que adoram nomenclaturas de 4-5-1, 4-4-2, 4-3-3 ou coisa semelhante. A definição correta da postura dos alemães é atacar em bloco e, quando a bola é perdida, ela se defende com o maior número possível de jogadores.

Diferentemente da maioria das seleções, a Alemanha roda a bola no campo ofensivo com rapidez, objetividade e foco na exata brecha a ser encontrada no robustecido esquema defensivo do adversário, como foi o caso deste jogo em que venceu os Estados Unidos por 1 a 0 na tarde desta quinta-feira.

0002050007254 imgTivesse a Alemanha um jogador apenas de habilidade singular, do tipo Edilson Capetinha, Denílson, Dêner ou Robinho do passado, não sobraria pra ninguém. Só falta este jogador pro time alemão se completar.

A maneira que a Alemanha compacta os seus jogadores supera até a França. Quando o time ataca, a defesa se posiciona até além do meio de campo, de forma que o adversário seja encurralado. E quando a bola é perdida, o ‘bote’ é dado imediatamente pra se aniquilar com a possibilidade do contra-ataque.

Por isso, em todos os jogos dela observa-se que várias oportunidades de gols são criadas, porém nem sempre com o esperado índice de aproveitamento.

Tudo isso foi visto diante do brioso time norte-americano, cuja disposição física é invejável.