Blog do Ari: Antepenúltima rodada do Brasileirão começa ruim para a Ponte Preta

Vasco e Criciúma somam pontos em seus jogos neste sábado

0002048132405 img

Matemáticos de plantão atribuem apenas 1% de chances de a Ponte Preta se salvar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, e eles têm razão. Já há um conformismo do torcedor pontepretano em relação a esta realidade.

Se antes desta antepenúltima rodada da competição a Ponte brigava com mais cinco clubes para escapar da degola, o quadro piorou após vitórias do Vasco diante do Cruzeiro por 2 a 1 e do empate do Criciúma com o Vitória por 1 a 1 na noite deste sábado.

Agora, o Criciúma pulou para 43 pontos ganhos, e convém lembrar que o limite a ser alcançado pela Ponte é de 44.

Cabe informar que qualquer resultado do jogo entre Bahia e Portuguesa, um deles fica fora de qualquer conjectura que a Ponte faça sobre pontuação. Se o Bahia vencer chega aos 45 pontos. Se a Lusa empatar, também iguala a esta marca.

Portanto, o raciocínio que se desenvolve agora é de que a briga da Ponte para escapar da degola continua com cinco clubes: Bahia ou Portuguesa, Criciúma, Coritiba, Fluminense e Vasco.

Imagem se o Fluminense ganha do Santos fora de casa? Vai a 45 pontos e cai para quatro o número de concorrentes da Ponte. E se o Coritiba somar três pontos diante do Inter no Rio Grande do Sul? Nesta projeção atinge 44 e bastaria mais um pontinho nas duas rodadas subseqüentes para que a sua briga deixasse de ser com a Ponte.

Há risco, portanto, de que a situação da Ponte se agrave nesta antepenúltima rodada mesmo que obrigatoriamente vença o Grêmio, em Campinas.

Tem-se que considerar que o Vasco, ao vencer o Cruzeiro, chegou aos 41 pontos.

Só há motivos para cálculos desde que a Ponte vença o Grêmio. Se perder, vai estar matematicamente rebaixada. Em caso de empate, irremediavelmente vai seguir o mesmo caminho. Perceberam a enroscada que Ponte Preta entrou?