Blog do Ari: Aidar vem aí; cuidado com proposta elitizante para o futebol brasileiro
Cartola quer separar os ‘grandes’ dos ‘pequenos’
Enquanto provincianos torcedores bugrinos e pontepretanos trocam farpinhas e ficam com briguinhas de comadres pra se constatar qual é o clube que tem mais torcida, quem contabiliza dívida maior...
Enquanto provincianos torcedores bugrinos e pontepretanos trocam farpinhas e ficam com briguinhas de comadres pra se constatar qual é o clube que tem mais torcida, quem contabiliza dívida maior, ou aquele que mais vezes foi rebaixado, esquecem que o buraco é mais embaixo, que há uma concreta ameaça de situação para ambos.
Está renascendo para o futebol o homem que sempre quis vê-lo elitizado, que ajudou a criar o movimento separatista do Clube dos 13 em 1987, e que novamente sugere uma banana para clubes médios e pequenos. Ele é Carlos Miguel Aidar, candidato à presidência do São Paulo pela chapa da situação, e com potencial eleitoral para triturar adversários na próxima e breve disputa. Ele prevê que terá dois votos para cada um da oposição.

Pequenos e médios clubes do futebol brasileiro ainda não se deram conta que este homem é terrível. É uma liderança expressiva no cenário e reaparece acenando com proposta para criação da Liga dos 12, que consiste na realização do Campeonato Brasileiro com participação de 16 equipes.
Não bastasse a redução do número de integrantes na principal competição brasileira, ainda sugere acesso e descenso de apenas um clube a cada ano, no mesmo modelo que se adotava no Campeonato Paulista dos anos 60.
A dissertação que havia apresentado na TV Gazeta, ano passado, foi repetida na programação da Rádio Bandeirantes-São Paulo na noite da última segunda-feira, conforme informação repassada pelo amigo e ex-presidente do Conselho Deliberativo do Guarani, Raul Celestino Soares Júnior, que projeta dias mais difíceis para o futebol campineiro caso prospere o projeto de Aidar.
“Fica muito fácil para os 12 grandes clubes. Dificilmente eles correrão risco de rebaixamento caindo apenas um clube. Neste caso, quem cair voltará imediatamente no ano seguinte. Os ‘grandes’ disputarão o campeonato sem grande risco de rebaixamento como ocorre hoje em dia, pois sempre haverá um pequeno disparado lá atrás, como o Náutico do último ano, ou o Jabaquara da década de 60”.
ARTICULAÇÃO
Não subestimem a capacidade de articulação de Aidar, que de certo conseguirá persuadir os principais clubes brasileiros da vantagem da estabilidade na divisão de elite. Restar saber como a dona do dinheiro, a Rede Globo de Televisão, reagirá quando o projeto for colocado à mesa. Com cerca de cinco milhões de assinantes de PPV (Pay Per View), qual seria a interferência comercial com suposta mudança de modelo de competição?
Se a proposta prosperar, Santos, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Botafogo, Fluminense, Flamengo, Vasco, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Inter (RS) e Grêmio integrariam o Clube dos 12. E qual o critério de convites para os quatro clubes restantes na competição?
Claro que caberiam vagas para o futebol paranaense, baiano e pernambucano – uma para cada Estado. E ainda haveria complementação com o 16º representante, que provocaria briga de foice no escuro.
Claro que a chiadeira seria inevitável para os preteridos, principalmente aqueles que por direito integram a divisão principal do futebol brasileiro.
PONTE E GUARANI
O cenário provocaria reduzidíssima possibilidade de acesso para Ponte Preta e Guarani à elite do futebol brasileiro. E tanto ambos como os demais clubes emergentes não se sustentariam entre os melhores do país com a ridícula proposta de estreitamento de vaga de acesso.
Portanto, eis aí o alerta, senhores cartolas, para que não durmam no ponto. Iniciem já um forte movimento para abortar esta descarada tentativa de discriminação.
Ainda está vivo na memória do torcedor bugrino aquela virada de mesa em 1987, que alijou o clube da elite do futebol nacional mesmo com o rótulo de vice-campeão brasileiro.





































































































































