Blog do Ari: Agora são sete clubes ameaçados e três vão cair

Risco maior é da Ponte Preta, com 30 pontos ganhos

0002048120110 img scaled

No frigir dos ovos a rodada do final de semana não foi nada boa para a Ponte Preta, ao trazer apenas um ponto do Rio de Janeiro, no empate de sábado por 1 a 1 com o Fluminense.

É que a maioria dos concorrentes diretos também somou pontos, e daquele bolo de ameaçados pelo rebaixamento já podem ser excluídos Corinthians e São Paulo, que subiram para 40 pontos com as vitórias sobre Criciúma e Bahia, respectivamente. Impossível acreditar que ambos não somarão mais cinco pontos em oito jogos restantes.

O quadro entre aqueles que estão ou namoram o Z4 é o seguinte: o Náutico, com 17 pontos, caiu matematicamente. Mesmo que some os 24 pontos em disputa chegaria a 41 pontos, número insuficiente.

Assim, restou um bolo de sete clubes que travam luta para evitar a inclusão entre os outros três que serão degolados.

LUSA

Se a Lusa pulou para 38 pontos com o empate diante do Vitória, na projeção natural terá chances de somar mais sete pontos e se livrar.

O calendário de jogos dela é Flamengo, Coritiba, Atlético Mineiro e Grêmio em casa; São Paulo, Botafogo, Bahia e Ponte Preta fora.

Nesta linha de raciocínio, restariam seis clubes seriamente ameaçados de cair, e matematicamente a pior situação é da Ponte Preta que somou apenas 30 pontos e precisa conquistar no mínimo 15 nestes jogos: Vasco, Vitória, Grêmio e Lusa em casa; Criciúma, Goiás, Cruzeiro e Inter fora.

Difícil a situação do Criciúma com os 32 pontos. Em Santa Catarina ele vai pegar Ponte Preta, Atlético Paranaense, Coritiba e São Paulo. E sai pra enfrentar Cruzeiro, Náutico, Coritiba e Botafogo.

Com 33 pontos ganhos, a pedreira do Vasco é a seguinte: em casa enfrenta Coritiba, Santos, Cruzeiro e Náutico. Os jogos fora são contra Ponte Preta, Grêmio, Corinthians e Atlético Paranaense.

Bahia e Fluminense terão que se virar nas próximas rodadas porque só somaram 36 pontos. O Bahia sai para jogar com o Grêmio, Santos, Náutico e Cruzeiro. Em Salvador vai enfrentar Atlético Paranaense, Atlético Mineiro, Portuguesa e Fluminense na última rodada. Já o Flu recebe Vitória, Náutico, São Paulo e Atlético Mineiro, além do clássico com o Flamengo no Rio de Janeiro. Fora, mesmo, enfrentará Corinthians, Santos e Bahia.

TÉCNICO CRISTOVÃO

Dias atrás um internauta fez rasgados elogios ao treinador Cristovão Borges, do Bahia, e a ocasião é mais de que propícia pra se avaliar o trabalho do profissional nesta derrota de sua equipe para o São Paulo por 1 a 0, em Salvador, neste domingo.

Aos 33 minutos do segundo tempo o volante Maicon foi expulso e assim o São Paulo jogou até os 49 minutos com dois jogadores a menos, visto que o também volante Denílson já havia sido expulso no primeiro tempo.

Acredite se quiser: mesmo com o treinador são-paulino Muricy Ramalho sacando dois atacantes de seu time para resguardar a cabeça da área, o Bahia terminou a partida com seus dois zagueiros – Lucas Fonseca e Titi – um marcando a sombra do outro. Pra que isso?

Portanto, caro leitor, desculpe a franqueza. Sugiro que não indique mais Cristovão para trabalhar no futebol de Campinas.

Sobre o jogo, pelas circunstâncias o São Paulo fez opção para se defender e deu certo.

Havia equilíbrio quando ele estava completo em campo, tanto que o atacante Aloísio fez um gol e quase ampliou.