Beto Zini será candidato?

Na última segunda-feira, no programa Futebol Debate, da Rádio Central de Campinas (AM 870), que é realizado no Restaurante Eden Bar todas as segundas-feiras, das 20 às 22 horas, o ex-presidente do Guarani Luiz Roberto Zini, o Beto Zini (foto), foi entrevistado por quase duas horas pelos componentes da equipe de esportes da emissora.

Como sempre ele fez declarações polêmicas, falou da sua gestão e apontou, segundo ele, erros administrativos dos dirigentes atuais. A entrevista teve enorme repercussão, como já se esperava, e revelou para alguns o desejo do Beto de voltar à presidência, como também deixou a outros a impressão de que ele não tem mais o desejo explícito de ser o grande comandante das cores alviverdes!

Eu me junto aos que entendem que Beto Zini só voltará a ser presidente do Bugre, caso tenha um grupo forte como apoio. Este grupo poderia ser formado por empresários consolidados, pessoas que reconhecidamente sejam capazes de buscar investidores e quando não, tenham até a condição de gerir receitas com recursos próprios.

É muito difícil imaginar que o clube seja hoje, atrativo, em razão da dívida inadministrável, reconhecida por todos. Os tempos são outros. Quando o Beto foi presidente, além da Lei Pelé, que não existia, o futebol tinha conceitos diferentes. Era menos comercial!

Um detalhe importante é que o time vinha de conquistas interessantes, que valorizaram o clube e isso, é evidente, abria espaço para novos investidores. Hoje é diferente. Além do passivo o Guarani tem apenas como virtude um acesso para a Séria A1 do Paulista, em meio a inúmeros rebaixamentos e insucessos. Não há marketing que traga bons patrocinadores.

Contudo, apesar desses aspectos, existe algo maior, o “amor” que deve nortear os caminhos dos verdadeiros bugrinos e tomar decisões por eles. Sendo assim tudo pode ser! Sobre a eventual venda do estádio Brinco de Ouro acho que é isso que tem motivado algumas pessoas a quererem a cadeira de presidente. O dinheiro que entraria, teoricamente, resolveria os problemas e daria condição de se começar uma vida nova no clube.

Seria importante que rapidamente esse assunto fosse definido para que possamos avaliar a vontade efetiva dos postulantes ao cargo de presidente. Além de Leonel Martins, que está no cargo, Beto Zini, Cid Ferreira, vereador em Campinas e Maurício Bonzanini seriam nomes cotados ao pleito do final do ano. Vamos aguardar! Um abraço e boa sorte!