Bergantin aceita convite de Tite e deixa o Avaí

As negociações perderam força após o treinador receber um convite para integrar a comissão técnica de Tite em um projeto europeu

Contratado no decorrer do campeonato, Bergantin assumiu o Leão da Ilha em um momento delicado, mas chegou a lutar por G4

Bergantin decide deixar o Avai
Vinícius Bergantin, técnico do Avaí - Foto: Fabiano Rateke / Avaí F.C.

Florianópolis, SC, 28 (AFI) – O técnico Vinícius Bergantin optou em não continuar como treinador do Avaí para a próxima temporada. Depois de ter assumido a equipe catarinense durante a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, e por muito tempo deixando o Leão com esperanças de buscar o acesso, o treinador optou em não continuar na equipe catarinense.

A decisão encerra uma passagem marcada por evolução tática, resultados consistentes e a maior sequência invicta do clube na competição. Contratado no decorrer do campeonato, Bergantin assumiu o Leão da Ilha em um momento delicado e rapidamente recolocou a equipe no radar do G4.

Em dez partidas, alcançou 53,33% de aproveitamento, com oito jogos sem derrota (quatro vitórias e quatro empates), desempenho que reacendeu a confiança da torcida e chamou a atenção da nova diretoria.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

CONVITE DE TITE

Apesar do desejo inicial de continuidade, as negociações perderam força após o treinador receber um convite para integrar a comissão técnica de Tite em um projeto europeu. O ex-comandante da Seleção Brasileira retornou ao mercado após sete meses afastado por questões de saúde mental e planeja seu próximo trabalho no Velho Continente, onde Bergantin deve atuar como auxiliar técnico. Ambos já trabalharam juntos no Flamengo, em 2024.

A diretoria azurra lamentou a decisão, mas tratou a saída como parte de um cenário previsto. Nos bastidores, o clube já avaliava alternativas técnicas para 2026, considerando profissionais com perfil compatível ao do ex-treinador e alinhados ao novo planejamento financeiro.

O Avaí, inclusive, tem negociações avançadas com um nome que pode ser anunciado nos próximos dias, juntamente com o novo diretor de futebol, cargo que será ocupado permanentemente após Roberto Braga assumir interinamente o posto no fim da temporada.

QUEM ENTRA?

A reformulação não se limita ao comando técnico. O elenco também passará por ajustes, com renovações, saídas e contratações alinhadas ao orçamento aprovado pelo Conselho Deliberativo. O primeiro compromisso do Avaí em 2026 está marcado para 7 de janeiro, contra o Barra, na Ressacada, pela abertura do Campeonato Catarinense.

A saída de Vinícius Bergantin muda o roteiro do clube, mas não altera o objetivo: o Avaí trabalha para transformar o próximo ano em um ponto de virada dentro e fora de campo, agora, com um novo protagonista à beira do gramado.

Confira também: