'Berço' de Fabinho: Paulínia Futebol Clube comemora 16 anos de fundação
Sem participações de competições nos últimos cinco anos, equipe de Paulínia se destacava pelo investimento na base
Sem participações de competições nos últimos cinco anos, equipe de Paulínia se destacava pelo investimento na base
Campinas, SP, 10 (AFI) – Fundado no dia 10 de junho de 2004, o Paulínia Futebol Clube completa 16 anos nesta quarta-feira. Com foco nas categorias de base em seu início, o time homônimo de sua cidade coleciona o acesso à Série A3, em 2010, além de ser o berço do volante Fabinho, atual campeão do mundo com o Liverpool, da Inglaterra.
HISTÓRIA
Francisco Almeida Bonavita Barros, com a colaboração de cerca de quarenta outros sócios, fundou no dia 10 de junho de 2004, o Paulínia Futebol Clube. Em 17 de dezembro do mesmo ano, teve sua filiação regularizada na Federação Paulista de Futebol e antes de chegar à fundação do time profissional, o clube adotou uma postura de desenvolvimento nas categorias de base. Assim, as atividades do clube tiveram início em março de 2005 com 60 garotos da equipe Sub-13.
Na mesma temporada, o Paulínia organizou a sua primeira equipe Sub-20, para participação nos Jogos Regionais de Araras, onde terminou na quinta posição. No ano seguinte, o clube passou a contar com 150 jogadores distribuídos em cinco categorias: Sub-12, Sub-13, Sub-14, Sub-15 e Sub-17, estreando nos Campeonatos Paulistas Sub-15 e Sub-17 da FPF.
REFORMULAÇÃO
Em 2007, o então presidente Francisco Almeida Bonavita Barros pediu afastamento do clube para assumir a presidência da Câmara Municipal de Paulínia, dando lugar ao advogado Fabio de Paula Valadão, que passou a comandar o clube como presidente. Naquela oportunidade, a equipe do interior contou com a novidade de estrear no Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub-20.
Apesar da mudança em sua administração, o bom desempenho nas competições das categorias de base colocou o Paulínia mais uma vez entre os melhores clubes formadores de atletas do estado. As equipes Sub-12, Sub-13 e Sub-15 ficaram entre as quatro mais bem colocadas do estado, enquanto as demais categorias apresentaram bom desempenho ao longo do ano.
No início de 2008, o Paulínia participou da 39ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, da qual foi sede. A temporada também marcou a estreia da equipe profissional, na disputa da Segunda Divisão Sub-23 do Campeonato Paulista.
O ápice profissionalmente aconteceu em 2010, quando ascendeu à Série A3. No ano seguinte, retornou ao Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão. Por questões administrativas, o clube não disputou competições profissionais em 2012 e 2013. Somente em 2014 retomou, mas foi seu último ano com atividades profissionais. Em 2015 aina disputou a Copa São Paulo de Futebol de Júnior.
FABINHO
Nascido em Campinas, o atual campeão da Liga dos Campeões e do Mundial da FIFA, Fabinho, iniciou a sua trajetória no Paulínia Futebol Clube. Aos 12 anos, o polivalente jogador chegou ao clube em 2005, um ano após a sua fundação. Ainda nas categorias de base se transferiu para o Fluminense e posteriormente ao futebol europeu para defender o Rio Ave-POR, Real Madri-ESP, Mônaco-FRA e Liverpool, clube inglês.






































































































































