Em alta, base do XV de Jaú vive intercâmbio histórico na China

Categorias de base do XV de Jaú embarcam para a China e participam de missão cultural e esportiva em Putian, com amistosos e intercâmbio internacional.

Felipe Henrique e João Lucas, goleiros do XV, conversaram exclusivamente com o Futebol Interior sobre a missão internacional do clube.

IMG 7414
Delegação viaja a Putian para amistosos, atividades institucionais e troca de experiências no futebol. (Reprodução/@xvdejau_oficial)

Jaú, SP, 13 (AFI) – O XV de Jaú escreve um capítulo inédito em sua história fora das quatro linhas. Enquanto o clube vive um momento decisivo no futebol brasileiro, com a base avançando na Copa São Paulo de Futebol Júnior e o profissional focado na Série A3 do Campeonato Paulista, uma parte das categorias de base embarcou para a China para participar de uma missão cultural e esportiva de alcance internacional.

IMG 7415
Em alta, base do XV de Jaú vive intercâmbio histórico na China 7

A delegação do Galo da Comarca está em Putian, cidade localizada na província de Fujian, onde permanece entre os dias 11 e 22 de janeiro.

A viagem faz parte de uma Missão Cultural e Esportiva promovida pelo governo chinês, com o objetivo de fomentar o futebol no país asiático e fortalecer laços internacionais por meio do esporte, educação e desenvolvimento institucional.

Curiosamente, Putian guarda semelhanças com Jaú. Ambas são referências na fabricação de calçados e no comércio, o que reforça o simbolismo do intercâmbio.

Durante a estadia, os atletas do XV de Jaú disputam partidas amistosas contra equipes locais, participam de atividades culturais, visitas institucionais e reuniões voltadas à construção de parcerias esportivas, comerciais e de formação.

EXPERIÊNCIA QUE MARCA CARREIRAS

Entre os atletas que integram a delegação está o goleiro Felipe Henrique, da geração 2006.

IMG 7416
(Créditos/@alinemartins.fotografias)

Com passagem por Mogi Mirim, Cosmopolitano e pelas categorias Sub-17 e Sub-20 do XV de Jaú, o arqueiro vive sua primeira experiência internacional como atleta profissional em formação.

“Está sendo uma experiência incrível e muito especial pra mim. Representar o XV de Jaú fora do Brasil é algo que eu sempre sonhei, então viver isso na prática é gratificante demais. É a minha primeira viagem internacional como atleta, e isso torna tudo ainda mais marcante”, destacou.

Felipe também ressaltou o impacto cultural vivido logo nos primeiros dias na China, destacando que o aprendizado vai além do futebol.

“A diferença cultural é grande e dá pra perceber logo de cara, principalmente no idioma, na alimentação e na forma como as pessoas vivem o dia a dia. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade enorme de aprendizado, tanto dentro quanto fora de campo. Acho que essa vivência ajuda muito no crescimento pessoal e profissional”, completou.

IMG 7401
Em alta, base do XV de Jaú vive intercâmbio histórico na China 8

A oportunidade surgiu por meio do próprio clube, em parceria com o projeto de intercâmbio esportivo. Mesmo inscrito na Copinha, Felipe optou por integrar a missão internacional, após conversas com a família e a diretoria.

“Foi uma decisão que exigiu bastante reflexão, porque a Copinha é uma competição muito importante. Mas entendi que essa experiência internacional também teria um peso enorme na minha formação como atleta e como pessoa. É algo que foge totalmente do comum na carreira de um jogador jovem”, explicou.

DIVISOR DE ÁGUAS NO SUB-20

Outro nome da delegação é o goleiro João Lucas, que também integra o Sub-20 do XV de Jaú.

IMG 7418
Em alta, base do XV de Jaú vive intercâmbio histórico na China 9

Natural de Campinas, ele tem passagem pelo Cosmopolitano, onde foi campeão da Field Cup Sub-17 em 2024, além do CA Guaçuano, categorias de base do Guarani e, agora, o clube jauense.

“O convite para integrar o XV de Jaú veio quando eu tinha 17 anos, logo após sair do Cosmopolitano. Fui muito bem recebido, me identifiquei com o clube desde o início”, contou.

O chamado para o intercâmbio, segundo João, foi inesperado, mas encarado como uma oportunidade rara.

“O convite pro intercâmbio foi algo de fato inesperado, porém muito bom. É uma oportunidade que dificilmente eu teria na vida. As expectativas são as melhores. Fomos muito bem recebidos, eles estão ansiosos pra ver o futebol brasileiro na prática, e a gente também está empolgado para conhecer a cultura e mostrar nosso futebol”, afirmou.

IMG 7419
Em alta, base do XV de Jaú vive intercâmbio histórico na China 10

Para o goleiro, a experiência na China representa um verdadeiro ponto de virada na carreira.

“É um divisor de águas. A gente amplia o conhecimento, cresce como pessoa, e como atleta esportivo é uma baita experiência para se ter no currículo. Isso acaba sendo muito benéfico para a carreira futuramente. É gratificante, especial é a palavra certa para definir esse momento”, completou.

COPINHA NO RADAR, MESMO À DISTÂNCIA

Enquanto parte da base vive a experiência internacional, o XV de Jaú segue fazendo história na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

A equipe se classificou para a terceira fase após empatar em 2 a 2 com o Athletic no tempo normal e vencer nos pênaltis, em Assis. Na sequência, enfrentou o Guarani, que vinha de vitória sobre o Corinthians, no mesmo grupo do XV.

Mesmo do outro lado do mundo, os atletas que estão na China acompanham a campanha do clube.

“A Copinha segue totalmente no nosso radar. O XV vem fazendo uma campanha muito forte, chegando à terceira fase e enfrentando um adversário qualificado como o Guarani, que eliminou o Corinthians. Isso valoriza muito o que o time vem apresentando”, destacou Felipe.

Segundo ele, o fuso horário não impede o acompanhamento.

“Mesmo com o fuso, a gente tenta acompanhar como dá, vendo melhores momentos, resultados e falando com o pessoal do clube. A torcida e o apoio continuam, mesmo à distância”, finalizou.

O XV de Jaú reforça que a viagem não interfere no planejamento esportivo do clube. O elenco escolhido para a missão internacional é composto por atletas com disponibilidade específica para essa finalidade, garantindo que tanto o time profissional quanto o Sub-20 sigam plenamente focados em seus respectivos compromissos.

Mais do que amistosos, a ida à China representa uma vitrine internacional, um intercâmbio cultural e uma experiência que pode marcar para sempre a trajetória dos jovens atletas do Galo da Comarca.

Confira também: