Base do Novorizontino revela atacantes que brilham no Brasil e no mundo

O clube, que tem apenas 10 anos de existência, parece ter se tornado uma verdadeira fábrica de atacantes

O clube, que tem apenas 10 anos de existência, parece ter se tornado uma verdadeira fábrica de atacantes

0002050464187 img

Novo Horizonte, SP, 27 (AFI) – Apesar da invicta equipe de profissionais do Grêmio Novorizontino não estar com seu setor ofensivo tão eficiente no atual Paulistão, alguns jovens atacantes formados na sua base brilham em outros clubes do Brasil e até do exterior.

Principalmente nos últimos anos, a base do clube de Novo Horizonte, que tem apenas 10 anos de existência, parece ter se tornado uma verdadeira fábrica de talentosos atacantes.

TRIO COM VINICIUS JÚNIOR E RODRYGO?

No final do ano de 2017, o atacante Rodrigo (Farofa) Rodrigues, saiu do Grêmio Novorizontino por empréstimo, para defender o Palmeiras no Mundial Sub-17 na Espanha, em 2017.
Chamou a atenção de olheiros do Real Madrid, pois, além de lembrar muito um Cristiano Ronaldo – pela maneira de correr, força física e boa condição técnica –, marcou cinco gols em cinco partidas.

O gigante clube espanhol passou então a monitorá-lo e, após conversas diretas entre as diretorias, acabou adquirindo-o, segundo se comenta, por aproximadamente R$ 3 milhões. E, se Rodrigo, for cumprindo as metas estipuladas no contrato de negociação com o Real Madrid, o clube de Novo Horizonte, continuará lucrando com ele.

Já, no ano seguinte ao da negociação, a jovem revelação do Tigre foi um dos principais goleadores do clube merengue na Liga Jovem da principal competição de clubes do Velho Continente — a Uefa Youth League.

O que se comenta hoje sobre Rodrigo, é que ele, em breve, formará um trio de ataque todo brasileiro no Real Madrid, junto com Vinicius Júnior (ex-Flamengo) e o seu xará Rodrygo (ex-Santos).

Carlinhos

Carlinhos

DEVE DESEMBARCAR NA EUROPA

No ano passado, o Novorizontino, que renova a cada ano o selo de clube formador fornecido pela CBF, graças ao rigoroso cumprimento das metas estipuladas pela referida entidade, também negociou outro atacante que se destacou em sua base – e, ao que nos parece, indiretamente – com o Corinthians.

Trata-se de Cauê Santos, 17 anos de idade, natural de Novo Horizonte/SP e cujos 50% dos seus direitos federativos teriam sido adquiridos pelo Corinthians, em cinco parcelas, por uma quantia não informada.

E, assim como Rodrigo Farofa, depois de se destacar na base do Tigre (24 gols no Estadual Sub 17-2018), Cauê também brilhou pelas equipes da base do Timão, em campeonatos estaduais e brasileiro das categorias Sub 17, sempre como um dos principais artilheiros (20 gols no Estadual de 2019, 12 gols no Estadual 2019 e 8 gols no Brasileiro Sub 17). Ultimamente, ele está no elenco do Sub 20, mas ainda não jogou oficialmente.

Durante o mês passado, o jornal esportivo Marca, da Espanha, divulgou matéria do jornalista Virtudes Sánchez, onde este destaca as dez joias que ainda estão no futebol brasileiro, mas que devem desembarcar futuramente na Europa e, dentre esses 10 nomes top da referida lista se encontra o do atacante Cauê.

O referido jornal destacou a técnica, a força e a precisão de Cauê nas finalizações, valorizou sua altura (1,86m) e o comparou com Aubameyang, atleta francês e que defende atualmente o Arsenal, sendo considerado um dos melhores atacantes do mundo. Outras pessoas dizem que o seu forte físico e futebol lembram muito o atacante Jô, que, como ele, também jogou no Corinthians e, atualmente, defende o Nagoya Grampos, do Japão.

ANTES DE CAUÊ, CARLINHOS TAMBÉM FOI PARA O TIMÃO

Antes de Cauê, outro atacante revelado pelo Novorizontino, que tem apenas 10 anos de existência, também foi parar no Corinthians. Trata-se de Carlos Moisés de Lima, hoje com 23 anos de idade e que se encontra no Marcílio Dias, emprestado pelo Corinthians.
Carlinhos, como é popularmente conhecido, chegou na base do clube de Novo Horizonte em 2014 e, dois anos depois, foi adquirido pelo Corinthians.

Em pouco tempo, brilhou na base do Timão, se tornando artilheiro no Brasileiro da categoria em 2016. E, mesmo sem ser titular, deixava a sua marca ao entrar em campo e acabou promovido para o time profissional alvinegro após o fim da competição nacional – ao lado dos companheiros Léo Jabá, Warian e Rodrigo Figueiredo. Depois, retornou à base, para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017, na qual foi artilheiro e campeão.

As boas atuações, a artilharia e o título, lhe renderam, novamente, um lugar no time principal na temporada daquele mesmo ano. Mas, considerado imaturo para assumir o comando do ataque, acabou saindo por empréstimo, para ganhar experiência. Primeiro para Oeste, depois passou pelo próprio Novorizontino, Vila Nova e, finalmente, o citado clube de Santa Catarina, onde permanecerá até o final deste mês.

JAJÁ E MINGOTTI BRILHAM NO ATHLETICO-PR

E, neste ano de 2020, mais dois atacantes criados na base do Tigre, estão brilhando, agora com mais intensidade no, também clube formador, Athlético Paranaense: Jajá e Vinicius Mingotti.

Jajá (Jair Diego Alves de Brito), 18 anos de idade, nasceu em Catanduva e traz o futebol em seu DNA, pois é filho do ex-atacante Jajá – natural de Salvador, que esteve no Coritiba, em 1997, e também tem passagens também por Bahia e Guarani, entre outros – e está no Athlético desde o ano passado, quando participou da campanha rubro-negra no Campeonato Brasileiro de Aspirantes e no Brasileirão Sub-20 (nesta competição, foi vice-artilheiro com 11 gols).

Na última edição da Copa São Paulo de Juniores, foi titular da equipe Sub 20 do Furacão, tendo participado diretamente de sete gols, com três assistências e quatro bolas na rede. Também foi destaque do Furacão na Copa RS, Brasileiro Sub 20 e Brasileiro de Aspirantes. Somente nessas competições ele somou 14 gols em 24 jogos.

Mingotti (Vinicius Alessandro Mingotti), 20 anos de idade, nasceu em São Carlos-SP, chegou ao Novorizontino em 2018. Revelado na base do Tigre, saiu por empréstimo para a base do São Paulo e, jogando nas categorias Sub 20 e Sub 23 do Tricolor, marcou três gols.

No ano seguinte, foi negociado com o Athetico-PR e, atuando pelas categorias Sub 19, Sub 20, Sub 23 e Aspirantes do Furacão, assinalou 16 gols durante estes dois últimos anos.

Esses dois jovens atacantes integram atualmente a equipe de Aspirantes do Furacão que disputa a 1ª Divisão do Campeonato Paranaense, em razão dos profissionais estarem totalmente focados na Copa Libertadores.

Jajá assinalou cinco gols e, inscrito para disputar também a Libertadores, foi relacionado para a partida contra o Colo Colo, realizada recentemente no Chile, chegando a entrar no lugar de Carlos Eduardo.

Os destaques de ambos a cada rodada, com belas jogadas e gols importantes no referido estadual, aumentaram tanto que a diretoria do clube paranaense, que já havia adquirido 10% dos direitos econômicos de cada um deles, tratou rapidamente de marcar outra negociação com a direção do Grêmio Novorizontino e, há alguns meses, comprou mais 60% de Jajá e outros 10% de Mingotti. Hoje, o Furacão é dono, portanto, de 70% de Jajá e 20% de Mingotti.

RENAN VIANA: FLAMENGO, PALMEIRAS E ATHLETICO-PR

Da equipe Sub 15 do Tigre também saiu outro bom atacante: Renan Viana, que foi negociado por empréstimo para Flamengo-RJ, passou também pelo Palmeiras, durante o ano passado, e, agora, está no Athlético Paranaense, também por empréstimo.

Vice-artilheiro do Estadual Paulista, com 24 gols assinalados, Renan despertou o interesse de muitos clubes do futebol brasileiro, mas acabou contratado pelos acima citados, apesar dos mesmos serem também clubes reveladores.

player

OS “PRATAS DA CASA” NO ATUAL ELENCO DE PROFISSIONAIS

Mais três atacantes “pratas da casa” integram atualmente a equipe de profissionais do Grêmio Novorizontino: BATISTA, 24 anos de idade, nas categorias de base do Tigre desde 2012, transferiu-se para as categorias de formação do Grêmio-RS, em 2015, onde chegou a atuar pelo profissional em 2017, fazendo fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil em 2016.

Depois, passou pelo futebol português e, por empréstimo, esteve em duas temporadas no Tubarão-SC, transferindo-se em seguida, também por empréstimo, para o Seinajoki, da Finlândia, até retornar a Novo Horizonte; LÉO TOCANTINS, 20 anos, no clube desde 2015, foi artilheiro da equipe Sub 20 que disputou Copa São Paulo de Juniores, Copa Paulista e Estadual da categoria e, durante o ano passado esteve no Sub 23 do Bahia; e NANDO, 21 anos, no clube há desde 2014, sendo artilheiro das equipes Sub 15 (7 gols-2014), Sub 17 (6 gols), Sub 20 (20 gols) e também fez três gols pela equipe de profissionais na Copa Paulista de 2018.


Roberto Santana, o autor da matéria acima, é jornalista autodidata e, além de ter sido correspondente do jornal O Estado de São Paulo, por quase sete anos, trabalhou, por mais de 36 anos na A Gazeta da Tarde, assinando neste jornal as colunas esportivas “Ataque & Defesa”, “Ponto de Vista” e “Gazetilha”; e, por quase cinco anos na Folha de Novo Horizonte, onde assinou a coluna “Novorizontino & Novos Horizontes”, e também foi responsável pela página esportiva do jornal A Tribuna, que circulou em Novo Horizonte por pouco mais de um ano.

Atualmente, além de colaborar com o Portal Futebol Interior, é comentarista de esportes da Rádio Esperança FM de Novo Horizonte.