Barra-SC entra no seleto grupo de campeões brasileiros da Série D
Ferroviário tem mais títulos da Série D. Catarinenses somam duas conquistas com o título do Barra
O título do Barra foi também o segundo do estado de Santa Catarina na Série D em 17 anos.
Florianópolis, SC, 14 (AFI) – O Barra Futebol Clube conquistou neste sábado o título de campeão brasileiro da Série D de 2025 ao empatar sem gols na Arena Barra, em Itajaí-SC, diante do Santa Cruz, depois de vencer o time pernambucano na semana passada, na Arena Pernambuco, por 2 a 1. Com apenas 12 anos de fundação, este é o primeiro título nacional do Barra. Esse foi também o segundo título do estado de Santa Catarina na Série D em 17 anos.
O Brusque havia sido campeão do torneio em 2019, ao derrotar o Manaus nos pênaltis (6×5), após dois empates por 2 a 2. Naquele ano, o Ituano terminou em terceiro lugar e o Jacuipense-BA em quarto. Além desses títulos, o futebol catarinense já havia chegado ao pódio da Série D em outras duas oportunidades: em 2009, com a Chapecoense em terceiro lugar, e em 2010, com o Joinville em quarto.
FERRÃO NA FRENTE NA SÉRIE D
Entre as equipes com mais conquistas no Brasileiro da Série D em 16 anos, o Ferroviário-CE lidera com duas taças, conquistadas em 2018 e 2023. O Barra passa a integrar o grupo seleto de campeões nacionais da Série D, ao lado de Tupi, São Raimundo-PA, Guarani de Sobral, Sampaio Corrêa, Botafogo-PB, Tombense, Botafogo-SP, Volta Redonda, Operário-PR, Brusque, Mirassol, Aparecidense, América-RN e Retrô-PE.
Vale lembrar que o Campeonato Brasileiro da quarta divisão (Série D) começou a ser disputado em 2009, com a participação de 40 equipes – embora o Acre tenha desistido, reduzindo o torneio inaugural para 39 clubes. O primeiro campeão foi o São Raimundo-PA, que venceu o Macaé-RJ na final (3×2 e 1×2). Naquele mesmo ano, outro time catarinense chegou ao pódio: a Chapecoense ficou em terceiro lugar, enquanto o Alecrim-RN terminou em quarto.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
A Série D contou com 40 clubes de 2010 a 2015, com exceção de 2014 (41 equipes). Entre 2016 e 2021, o número subiu para 68 participantes. A partir de 2022, a CBF passou a organizar a competição com 64 clubes, disputada em seis meses e 26 datas, garantindo quatro vagas de acesso para a Série C do ano seguinte.






































































































































