Bangu e Portuguesa decepcionam e perdem acesso na Série D para clubes inexpressivos
Vice-campeões brasileiros, Bangu e Portuguesa caíram ainda na primeira fase do torneio
Na contramão dos fatos, Bangu e Portuguesa, vice-campeões brasileiros em 1985 e 1996, deixaram a competição ainda na primeira fase
Campinas, SP, 14 (AFI) – Atlético-AC, Globo e Juazeirense. Essas são as três que, até o momento, garantiram o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro e desfrutam de uma característica em comum: a falta de expressão no cenário do futebol nacional. Na contramão dos fatos, Bangu e Portuguesa, vice-campeões brasileiros em 1985 e 1996, deixaram a competição ainda na primeira fase, decepcionando, e muito, seus torcedores. Algo semelhante com o América-RN, que chegou a disputar o acesso, mas caiu para a ‘inexpressiva’ Juazeirense nas quartas de final
Acostumados a brigar para ser a quinta força de seus estados, Bangu e Portuguesa sequer passaram da fase de grupos nesta Série D. Os times, aliás, estiveram no mesmo grupo, o A13, e perderam a vaga para Villa Nova-MG e Desportiva Ferroviária. Vale lembrar que o Bangu já foi duas vezes campeão carioca (1933 e 1966) e uma vez vice-campeão brasileiro (1985) e que a Portuguesa possui três campeonatos paulistas (o último em 1973), um vice-campeonato brasileiro (1996), uma Série B (2011) e duas taças do Torneio Rio-São Paulo (1952 e 1955).
E não é só no Sudeste que estão as equipes de tradição que ficaram pelo caminho, o América-RN caiu no último domingo, quando foi eliminada pela Juazeirense, time do interior da Bahia fundado em 2006, que conseguiu o acesso de forma inédita. O Mecão é a equipe potiguar que mais participou da Série A do Brasileirão (14 vezes) e ainda possui um título da Copa do Nordeste.
Além da Juazeirense, o Globo FC, fundado em 2012, também conseguiu seu primeiro acesso na história. O outro time que jogará a Série C ano que vem é o Atlético-AC, que nunca passou da terceira divisão. Times como Campinense-PB, XV de Piracicaba-SP e Fast-AM, que já estiveram na elite do Campeonato Brasileiro, também ficaram pelo caminho.





































































































































