Balanço Geral: Guarani fecha a temporada como "Ibis Paulista"
O Bugre venceu apenas oito vezes em toda a temporada
A temporada de 2013 acabou para o Guarani no último sábado, quando empatou, por 1 a 1, com o Crac-GO, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela 18.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.
Campinas, SP, 14 (AFI) – A temporada de 2013 acabou para o Guarani no último sábado, quando empatou, por 1 a 1, com o Crac-GO, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela 18.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Com isso completou a pior temporada na “Era do Profissionalismo” do time de Campinas, que ostenta orgulhoso o único título brasileiro conquistado por um time do interior, mas que é chamado pelos rivais da cidade, os torcedores da Ponte Preta, como o mais novo “Íbis do Interior”, em alusão ao folclórico time pernambucano que tem fama de ser o pior o mundo.

Este ano o Guarani se superou em termos de desempenho negativo, tanto que foi rebaixado no Campeonato Paulista para a Série A2, foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil pelo modesto Confiança-SE, quando perdeu em Aracaju, por 1 a 0, devolveu o placar em Campinas e perdeu a vaga nos pênaltis, por 4 a 1.
No Paulistão, ainda, fez apenas dez pontos, terminando assim pela primeira vez da sua história na lanterna.
Agora não chegou nem à segunda fase da Série C do Brasileiro, acabando com o sonho da torcida em retornar, pelo menos, para a Série B. O mais incrível é que teve excelente desempenho no primeiro turno, quando atingiu 10 jogos invictos e teve o goleiro Juliano sem tomar um gol por quase 900 minutos, batendo recorde no clube que era de Neneca, no final da década de 70. Mas no returno ficou dez jogos sem vencer e foi eliminado na penúltima rodada.
Pior de todos
Em 39 jogos disputados, o time venceu apenas oito vezes, empatou 13 e sofreu 18 derrotas. O aproveitamento foi de apenas 31,6%. Este retrospecto supera o fraco desempenho da temporada de 1956, portanto, há 57 anos, quando o time também só venceu oito vezes, empatou cinco e perdeu 18. Mas na década de 50 o Guarani participava apenas do Campeonato Paulista, tendo disputado 31 jogos. O seu aproveitamento daí foi menor: 31,1%.
Estes números ruins passam raspando a uma temporada mais recente, de 2004, quando o time obteve o índice de 34,9%. O Guarani Futebol Clube se profissionalizou em 1947 e subiu para a Primeira Divisão do Estado de São Paulo em 1949, quando sagrou-se campeão paulista da Segunda Divisão. Portanto, participou da elite estadual a partir de 1950.
Ainda em crise financeira, o clube busca soluções para uma dívida que beiraria os R$ 200 milhões. Para isso, a diretoria ensaia a venda de parte do terreno que abriga o Brinco de Ouro, que seria modernizado e transformado numa arena. Os planos existem, resta saber se serão executados.





































































































































