Bahia Vitória-BA
BAIANO: Vitória defende vantagem sobre Bahia para quebrar jejum

Rubro-negros têm dois resultados em seu favor, enquanto tricolores terão de reverter clássico por dois ou mais gols de diferença pelo bicampeonato

Baiano chega à finalíssima com panorama indefinido, ainda que o Leão tenha vencido o Esquadrão de Aço na ida e jogue por um empate

Bahia Vitória final Baiano
Esquadrão e Leão se enfrentam na partida decisiva do Estadual (Foto: Victor Ferreira - ECV)

Salvador, BA, 06 (AFI) – O Campeonato Baiano 2024 tem seu último duelo neste domingo (07). Palco de Copa do Mundo em 2014, a Arena Fonte Nova receberá Bahia e Vitória, às 16h, para a definição do campeão da atual temporada no Estadual; confronto de ida terminou 3 a 2 em favor dos rubro-negros sobre os tricolores.

Por terem vencido o primeiro jogo, no último domingo (31), os leoninos agora jogam por um empate simples para levantar a taça do Baiano após seis anos. O Esquadrão, por outro lado, visa o bicampeonato e, para isso, precisa vencer por dois ou mais gols de diferença; caso o triunfo seja mínimo, a decisão será nos pênaltis.

TRICOLOR CERCADO DE MISTÉRIO

A partida decisiva do Baiano e a derrota no primeiro encontro fazem o Bahia não ter sua escalação confirmada antecipadamente. Cicinho, Sidney e Roger Gabriel, que se recuperaram de lesão e treinaram normalmente ao longo desta semana junto ao restante do grupo, são certezas que ficam como opção entre os reservas.

Em contrapartida, Everaldo não participou das movimentações preparatórias e será desfalque na finalíssima do Baiano, bem como Acevedo e Ryan. O clube, porém, não revelou quadro clínico completo, o que pode gerar novas ausências no elenco tricolor; tendência, contudo, é da repetição do time titular do embate de ida.

Final Baiano 2024
Tricolor mira somar bicampeonato, já os rubro-negros visam voltar a vencer após seis anos (Foto: Victor Ferreira – ECV)

Após o revés, o técnico Rogério Ceni destaca o apoio da torcida como principal fator de motivação. Ainda 100% como mandante, o treinador valoriza a força da arquibancada: “Precisaremos muito da presença do torcedor. Será um jogo tão competitivo como foram os outros três e dependemos deles. Será um jogo difícil e faremos nosso melhor. Acho que temos totais condições de reverter, pois já jogamos uma partida e vencemos na Fonte Nova. Com apoio do torcedor temos totais chances”, assegurou Ceni.

LEÃO MANTIDO

O Vitória chega à final do Baiano podendo até empatar para ser campeão depois de seis temporadas, entretanto a prioridade é a cautela. Para este confronto, os últimos reforços contratados (Luiz Adriano, Jean Mota, Reynaldo, Pablo, Léo Naldi e Luan Santos) não poderão ir a campo por não terem sido inscritos.

Everaldo e Felipe Vieira, por sua vez, estão como ausências no Leão por ainda se recuperarem de uma lesão. Já Daniel Júnior, desfalque na primeira partida por apresentar problema físico, fica à disposição de Léo Condé; desta maneira, a expectativa é da manutenção da base utilizada no duelo disputado no Barradão.

Ainda que tenha vantagem, o comandante destaca a força do rival. Léo ressalta o panorama indefinido no último jogo do Baiano: “Temos um placar favorável, mas é mínimo. Esta decisão está aberta, o adversário pode construir o resultado em casa, mas o Vitória demonstrou ser, mesmo longe de casa, uma equipe competitiva. É o que queremos ser, queremos ser uma equipe forte e competitiva para trazer o título”, disse Condé.

FICHA TÉCNICA

Bahia
Bahia
Vitória-BA
Vitória-BA
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
Fase Data:
07/04/2024
Fase Horário:
16:00
Fase Árbitro:
Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)
Fase Assistentes:
Luanderson Lima dos Santos (BA)
Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
Fase VAR:
Daniel Nobre Bins (RS)
Fase Estádio:
Arena Fonte Nova
Fase Local:
Salvador (BA)

Confira também: