Bahia x Palmeiras promove ação do Setembro Verde na Arena Fonte Nova

Dez atletas das Olimpíadas Especiais Brasil entrarão em campo no intervalo do duelo marcado para as 16h

Atletas das Olimpíadas Especiais Brasil vão marcar presença no duelo entre Bahia e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro

(Foto: Letícia Martins-Bahia)
(Foto: Letícia Martins-Bahia)

Salvador, BA, 26 (AFI) – Bahia e Palmeiras vão protagonizar neste domingo, dia 28, um momento especial na Arena Fonte Nova, em Salvador. Durante o intervalo do duelo marcado para as 16h, dez atletas das Olimpíadas Especiais Brasil entrarão em campo, vestindo camisetas e faixa do Setembro Verde. Eles ainda terão a chance de bater pênalti diante da torcida, levando a mensagem de inclusão para dentro das quatro linhas.

A iniciativa marca o encerramento do mês dedicado à luta pelas pessoas com deficiência. A ação é fruto da parceria entre o Bahia, o Ministério do Esporte e a Secretaria Nacional do Paradesporto. O objetivo é usar o futebol, paixão nacional, como palco para promover respeito, acessibilidade e cidadania no esporte brasileiro.

CONFIRA

O Ministério do Esporte lançou, dentro do Setembro Verde, o “Guia Prático: Capacitista em Desconstrução”, reforçando atitudes e falas que precisam ser revistas para tornar o esporte mais inclusivo. No intervalo, será lido o “Manifesto Setembro Verde: Torcida que joga junto, inclui”. Durante a partida, imagens da campanha também serão exibidas para conscientizar o público nas arquibancadas.

O manifesto destaca o papel coletivo na luta contra o capacitismo. No estado da Bahia, a Lei 14.560/23 institui o Setembro Verde como mês oficial de mobilização, com ações para garantir direitos fundamentais como saúde, educação, moradia, esporte e transporte às pessoas com deficiência.

MAIS DETALHES

 Olimpíadas Especiais Brasil
(Foto: Divulgação-Olimpíadas Especiais Brasil)

As Olimpíadas Especiais Brasil fazem parte de um projeto global sem fins lucrativos, criado para apoiar pessoas com deficiência intelectual no desenvolvimento da autoconfiança e habilidades de vida por meio do esporte. No país, cerca de 44 mil atletas participam de treinos em diversas modalidades, incluindo futebol, basquete, atletismo e natação.

A filosofia da Special Olympics é abrir espaço para todos, independentemente do nível de habilidade, promovendo competições durante o ano inteiro. No Brasil, a campanha é abraçada por nomes de peso do esporte como Cafu, Romário, Zico e Lucas Moura, que ajudam a ampliar essa causa dentro e fora dos gramados.