Bahia e Vitória tentam evitar novo revés do Nordeste no Brasileirão
Bahia e Vitória são a esperança nordestina na Série A.
Bahia e Vitória se preparam para representar o Nordeste na Série A 2026.
Salvador, BA, 28 (AFI) – A Bahia será o representante do Nordeste no Campeonato Brasileiro 2026. Após um ano marcado por recorde de participantes e rebaixamentos na região, Bahia e Vitória assumem a missão de defender o Nordeste na Série A deste ano.
A tarefa das equipes baianas é manter o entusiasmo e evitar repetir a decepção de 2025. Na temporada passada, o Nordeste contou com cinco times na elite: Bahia, Vitória, Sport, Fortaleza e Ceará.
No entanto, também foi o ano de um inédito triplo rebaixamento.
BAHIA BUSCA ALTA CLASSIFICAÇÃO
Com a experiência acumulada nos pontos corridos, o Bahia lidera o Nordeste em participações na Série A, com 14 edições. O Vitória segue de perto com 13.
Historicamente, o Bahia chega à sua 53ª campanha no Brasileirão, enquanto o Vitória atinge sua 42ª participação.
Dentre os dois times baianos, as expectativas estão mais altas para o Bahia, que terminou em sétimo lugar em 2025, acumulando 60 pontos.
Foi a melhor campanha do clube na era dos pontos corridos e a segunda melhor pontuação de um nordestino. Já o Fortaleza detém a melhor colocação de um nordestino, com um quarto lugar em 2024.
VITÓRIA QUER CAMPANHA TRANQUILA
O Vitória busca uma trajetória menos turbulenta do que nas duas temporadas anteriores. Em 2025, o time escapou do rebaixamento na última rodada graças a uma combinação de resultados.
Apesar do desempenho recente modesto na Série A, o Vitória ainda ostenta a melhor campanha de um time baiano nos pontos corridos: em 2013, ficou em quinto lugar com 59 pontos.
A estreia do Vitória será contra o Remo às 19h desta quarta-feira no Barradão. Já o Bahia enfrenta o Corinthians às 20h na Vila Belmiro.





































































































































