Bahia 3 x 2 Retrô - Esquadrão bate Fênix em jogo eletrizante na Copa do Brasil
Tricolor de Aço larga à frente após triunfar na ida e joga pelo empate simples para garantir classificação
Bahia sofre além da conta, mas supera Fênix e larga em vantagem pela vaga às quartas de final do certame nacional
Salvador, BA, 30 (AFI) – O Bahia fez um confronto inédito, diante do Retrô, na ida das oitavas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira. Na Arena Fonte Nova, o Esquadrão fez valer o fator casa e largou com vantagem após triunfar sobre a Fênix num jogo eletrizante por 3 a 2: dois gols de Lucho Rodríguez e um de Willian José; Diego e Mascote descontaram.
Com o resultado positivo, o Tricolor de Aço joga por um empate simples ou qualquer outro triunfo para ir às quartas de final, enquanto os azulinos precisam vencer acima dos dois tentos de diferença; caso repita a vantagem mínima, a decisão pela vaga vai aos pênaltis na próxima quarta-feira (06), às 19h30, na Arena de Pernambuco.
Antes, as equipes voltam a campo pelo Brasileirão: os baianos visitam o Sport no sábado (02), na Ilha do Retiro, às 16h pela Série A, já os pernambucanos encaram o Náutico, pela Série C, às 19h do domingo (03) nos Aflitos.
ESQUADRÃO À FRENTE
A partida começou com o Bahia tendo mais a bola, mas esbarrando na forte marcação do Retrô. Mesmo assim, a primeira finalização efetiva foi da Fênix: Iba Ly recuperou a bola no meio e avançou, dando uma pancada de longe e parando numa defesa segura de Ronaldo.
Dominando a posse, o Esquadrão passou a pressionar e, assim, encontrou espaços na marcação adversária suficientes para abrir o placar: Iago cruzou rasteiro pela esquerda e ninguém afastou; Kayky bateu cruzado e Lucho Rodríguez emendou de primeira.

Logo na saída de bola, no entanto, os azulinos se complicaram e os tricolores ampliaram. Robson Reis fez o domínio errado, se atrapalhou ao dar o passe e Lucho, atento, saiu livre e bateu tirando de Fabian Volpi.
Apesar da superioridade, os baianos viram os retroenses diminuírem o prejuízo: Ronaldo cortou confuso e acertou o rosto de Diego, que marcou gol sem querer, levando uma desvantagem mínima ao intervalo.
CHUVA DE GOLS
Na volta para a etapa final, o Bahia se manteve inalterado, enquanto o Retrô teve duas novidades: Fialho e Mascote ganharam as vagas de Eduardo Porto e Vágner Love, respectivamente.
Ainda assim, quem saiu primeiro ao ataque foram os donos da casa: Kayky levantou pela direita e Michel Araújo cabeceou para a defesa segura de Volpi; depois, Rodrigo Nestor tentou de longe e o goleiro espalmou pela linha de fundo para evitar o terceiro.

Foto: ECB – oficial
Ainda que assustada, a Fênix foi perigosa. Em contra-ataque rápido, Fialho rolou da esquerda para o meio e tocou para Mike chutar de primeira; Ronaldo, atento, impediu o empate.
Como castigo pela pontaria se mostrar falha, o Esquadrão sacramentou em jogada das novidades: Éverton Ribeiro abriu na direita para o cruzamento de Ademir, que veio na medida para Willian José emendar.
Ainda deu tempo de Mascote ter atenção após bate e rebate na pequena área e completar ao fundo da rede do Bahia.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Oitavas de Final
-
Rodada:
- 1ª
-
Data:
- 30/07/2025
-
Horário:
- 22:30
-
Árbitro:
- Flávio Rodrigues de Souza (SP)
-
Assistentes:
- Alex Ang Ribeiro (SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
-
VAR:
- Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
-
Cartões Amarelos:
- Bahia: Acevedo
- Retrô: Mike
-
GOLS:
- Bahia: Lucho Rodríguez (2) e Willian José
- Retrô: Diego e Mascote
-
Público:
- 29.497 (29.308 pagantes)
-
Renda:
- R$ 759.650,00
-
Estádio:
- Arena Fonte Nova
-
Local:
- Salvador (BA)




































































































































