Bahia 1 (3) x (4) 0 - Atlético Nacional-COL – Se cuida Tricolor...

Agora, o Atlético enfrentará nas quartas de final, o São Paulo, que venceu o Universidad Católica

O Bahia foi eliminado nas cobranças de pênaltis e o Atlético Nacional-COL enfrentará o São Paulo.

0002048121711 img

Salvador, BA, 24 (AFI) – Precisando da vitória para prosseguir na Copa Sul-Americana, o Bahia entrou em campo na noite desta quinta-feira, onde enfrentou o Atlético Nacional, de Medellín, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). Com gol de Hélder, logo aos cinco minutos de jogo, os baianos venceram os colombianos no tempo normal por 1 a 0. Mas este resultado levou a decisão para os pênaltis.

Isso porque, no duelo de ida, na Colômbia, o time da casa venceu por 1 a 0, e com isto, os colombianos entraram em campo com a vantagem do empate. Por isso, os brasileiros precisavam de no mínimo dois gols para carimbar a vaga. Fato que não ocorreu e a vaga acabou sendo decidida na marca dos pênaltis.

Nos pênaltis, os colombianos carimbaram a vaga para a próxima fase ao vencerem por 4 a 3. Marquinhos, Fahel e Anderson Talisca marcaram para os visitantes. Enquanto que Medina, Valencia, Uribe e Bernal fizeram para os colombianos. Souza e Fabrício Lusa desperdiçaram para os brasileiros.

0002048121711 img

Os colombianos, que além de estarem na liderança no Campeonato Colombiano, são também os atuais campeões da competição nacional. Agora, o Atlético enfrentará nas quartas de final, o São Paulo, que venceu o Universidad Católica, na última quarta-feira.

Nas quartas de final, o São Paulo terá de decidir a classificação fora de casa. Na próxima semana, em data a ser confirmada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o time paulista receberá o Atlético Nacional no estádio do Morumbi, em São Paulo. A partida da volta, na semana seguinte, será em Medellín.

Bahia na frente
Precisando da vitória para prosseguir na competição, o Bahia começou o jogo partindo pra cima do seu adversário. Aos três minutos, após um lançamento de Hélder, a bola sobrou para Obina, que foi derrubado na área e reclamou um pênalti, mas o árbitro não marcou.

Um minuto depois, o Bahia abriu o marcador. Hélder aproveitou a bobeira do setor defensivo do Atlético Nacional e chutou abrindo o placar na Arena Fonte Nova. O gol animou os brasileiros, que queriam decidir a vaga o quanto antes. Mas os colombianos quase empataram aos nove minutos. Depois de tentar por duas vezes, Duque errou o chute, por sorte dos donos da casa.

Os visitantes tentavam o gol de empate. Aos 16, Bernal chegou com perigo, mas a zaga brasileira afastou. Dois minutos depois, o Bahia saiu em contra-ataque e quase fez o segundo. Hélder lançou Barbio, mas o goleiro Armani saiu do gol e evitou o gol dos baianos.

Aos 24, foi a vez do Atlético Nacional levar perigo a zaga adversária. Depois de um cruzamento de Medina, o goleiro Lomba evitou o que seria o gol de empate dos visitantes. Nos 15 minutos finais, os dois times brigavam pelo gol. Hélder e Obina pelo lado dos brasileiros.

Enquanto que Duque tentava diminuir o marcador para os colombianos. Mas quem chegou com mais perigo foi os brasileiros. Aos 37, Wiliam Barbio ganhou da zaga adversária, tabelou com Souza e se não fosse a defesa do goleiro colombiano, o Bahia teria feito o segundo.

Decisão por pênaltis
Diferente da etapa inicial, quem começou pressionando no segundo tempo foi o Atlético Nacional. Logo no primeiro minuto, Madson teve que trabalhar para evitar o gol de empate. Mas aos seis minutos, o Bahia quase ampliou o marcador. Após uma boa triangulação de Obina, Hélder e Jussandro, o lateral quase marcou o segundo. Dois minutos depois, o mesmo Obina tocou para Jussandro que não consegui concluir a jogada.

Aos nove, foi a vez dos visitantes levarem perigo ao gol do time local. Medina fez uma bela jogada pela direita, mas após a conclusão, o goleiro Marcelo Lomba conseguiu fazer a defesa. Aos 11 minutos, Marcelo Lomba evitou o que seria o gol de empate dos visitantes. Cinco minutos mais tarde, os colombianos também chegaram com perigo depois de uma cobrança de escanteio. Aos 23, Cárdenas aproveitou a bobeira da zaga do Bahia e chutou forte para mais uma grande defesa de Marcelo Lomba.

Para garantir a classificação sem levar a decisão para as cobranças de pênaltis, p Bahia precisa fazer mais um gol. Mas faltando três minutos para o término do jogo, Marcelo Lomba mais uma vez foi o salvador. O goleiro fez um milagre e com os joelhos evitou o gol do Atlético Nacional. Com o resultado de 1 a 0 nos noventa minutos, a decisão teve que ser decidida nas penalidades máximas. E os visitantes levaram a melhor e garantiram a vaga.