Bahia 0 x 1 São Paulo - Vitória para desabafar: Rebaixado é a 'pqp'!
O jogo teve de tudo: Gol mal anulado, dois expulsos - justamente, diga-se depassagem -, jogador lesionado...
O São Paulo foi valente e contou com uma pontinha de sorte para superar o concorrente direto Bahia, por 1 a 0, na tarde deste domingo, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 30ª rodada.
Salvador, BA, 20 (AFI) – Uma vitória para lavar a alma e mostrar que o São Paulo se afastou de vez da luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Gol mal anulado, dois jogadores expulsos – justamente, diga-se depassagem -, jogador lesionado… Tudo jogou contra o Sampa, que teve tudo para sair de campo com uma derrota. No entanto, o time foi valente e contou com uma pontinha de sorte para superar o concorrente direto Bahia, por 1 a 0, na tarde deste domingo, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 30ª rodada.
Com esta importante vitória, o clube do Morumbi saltou para a décima colocação, com 40 pontos. E ainda se manteve, inclusive, à frente do rival Corinthians. Agora, a distância para a zona de rebaixamento já é quase a mesma do G4. O primeiro no Z4 é o Criciúma, com 32 pontos, enquanto o Botafogo tem 49, na quarta posição.
Além de ter sido importantíssima na luta contra o rebaixamento, a vitória também acabou com um tabu de 42 anos do São Paulo. O time não vencida o Bahia, dentro da Fonte Nova, desde 18 de agosto de 1971, quando venceu, por 1 a 0, com gol de Toninho Guerreiro. Desde então, haviam sido 13 jogos, sete empates e seis derrotas.
Por outro lado, o Bahia vai ficando em situação cada vez mais complicada, já que estaciona nos 36 pontos, na 15ª posição. Esta foi a terceira derrota consecutiva do Esquadrão, que venceu apenas um jogo nas últimas sete rodadas. Foi justamente contra o rival Vitória.

Polêmica e Sampa melhor
Não bastante o clima de tensão, pelo fato dos dois times estarem na briga contra a degola, o árbitro Sandro Meira Ricci também deu uma forcinha para o jogo ficar ainda mais quente. Isso porque aos sete minutos, o zagueiro Paulo Miranda chegou a abrir o placar para o São Paulo, mas o juiz anulou dando uma falta no goleiro Marcelo Lomba.
O defensor são-paulino sequer encostou no camisa 1 baiano. Fato que gerou até contestação do comentarista de arbitragem da TV Globo Leonardo Gaciba. “Foi um lance normal, eu não marcaria falta. O gol foi legal”, opinou.
Passado o lance polêmico, o jogo continuou muito disputado. Mesmo atuando fora, o Tricolor paulista parecia estar no Morumbi e dominou os primeiros minutos. Quem chegou com perigo aos 11 minutos, contudo, foi o Bahia. O volante Feijão arriscou de fora da área, a bola desviou no zagueiro Rafael Toloi e encobriu Rogério Ceni, carimbando o travessão.
Poderia ter matado
Melhor em campo, o Sampa conseguiu chegar ao primeiro gol, aos 23 minutos. Em um lançamento à lá Gérson, Rafael Toloi deixou o atacante Aloísio em grandes condições. O jogador escapou nas costas do lateral-esquerdo Raul, invadiu a área e soltou uma bomba de direita, na saída do goleiro.
O Esquedrão se lançou ao ataque, em busca do empate, e acabou se abrindo. Por muito pouco, o time paulista não ampliou aos 30 minutos. O lateral Reinaldo levantou boa bola pela esquerda e Aloísio desviou de cabeça. Marcelo Lomba mostroumuito reflexo e salvou o time da casa.

Virou outro jogo
O cenário mudou, contudo, após um lance irresponsável do volante Denilson. O jogador deu uma entrada violenta no atacante William Barbio e acabou expulso. Com um a menos, o técnico Muricy Ramalho foi obrigado a sacar o atacante Ademilson para a entrada do volante Wellington.
Com vantagem numérica, o Bahia passou a ter mais posse de bola e jogar no campo de ataque. Mesmo assim, encontrou muitas dificuldades para chegar à meta de Rogério Ceni. Não bastasse isso, Aloísio teve outra chance clara de ampliar, aos três minutos do segundo tempo. Ele ganhou dividida com zagueiro Lucas Fonseca, mas pegou mal e chutou por cima.
E a tarde definitivamente não era do São Paulo. Com um a menos, Muricy ainda viu seu único atacante em campo se machucar. Ao dar uma arrancada aos oito minutos, Aloísio sentiu uma lesão muscular na coxa esquerda e precisou ser substituído por Welliton.

Segura, como pode!
Mesmo com o cenário todo favorável, o time baiano continuou encontrando muitas dificuldades para criar jogadas de ataque. Mas a azar do Sampa parecia não querer abandoná-lo. Aos 30 minutos, o volante Maicon recebeu amarelo e perdeu a cabeça. Ele reclamou com veemência com o árbitro e foi expulso.
Na lateral, Muricy ficou informado com a atitude de seu jogador e gesticulou bastante. Afinal, ele já estava prevendo o que estaria por vir. Com dois a mais, o Esquadrão foi para o tudo ou nada. Embora tenha criado umas duas boas chances, não conseguiu inverter a situação do jogo.
Próximos Jogos
No próximo domingo, às 16 horas, o Bahia volta a campo para enfrentar o Atlético-PR, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Mas antes, o time recebe o Atlético Nacional-COL pela Sul-Americana, na quinta-feira, às 20h30, na capital baiana.
O São Paulo também joga pelo torneio continental contra a Universidad Católica-CHI, na quarta-feira, em Santiago. Depois, foca as atenções no Brasileirão enfrenta o Internacional, no domingo, às 16 horas, em Caxias do Sul.





































































































































