Bagnaia sofre politraumatismo após atropelamento na MotoGP; Bastianini fratura tíbia e mão

"Teremos que fazer uma tomografia computadorizada urgente e por isso encaminhamos ele para o hospital geral", disse o médico de Peco

Líder do MotoGP, Bagnaia tem politraumatismo diagnosticado e passará por tomografia

Pecco Bagnaia no MotoGP
Líder, Pecco sofre politraumatismo severo (Foto: Divulgação)

São Paulo, SP, 03 – A organização da MotoGP divulgou uma atualização sobre o estado de saúde dos pilotos italianos Francesco Bagnaia e Enea Bastianini após a série de acidentes que aconteceu na largada do GP da Catalunha neste domingo. Líder do campeonato, Peco sofreu um politraumatismo severo, enquanto seu companheiro de Ducati fraturou a tíbia da perna esquerda e a mão esquerda. As informações foram confirmadas pelo Dr. Ángel Charte, Diretor Médico da MotoGP.

Pecco Bagnaia no MotoGP
Líder, Pecco sofre politraumatismo severo (Foto: Divulgação)

MÉDICO EXPLICA

“Peco está bem. Sofreu um politraumatismo grave porque uma moto passou por cima dele na região femoral e tibial. Fizemos radiografias dessa região e detectamos uma pequena lesão, que não sabemos se é atual ou antiga. Teremos que fazer uma tomografia computadorizada urgente e por isso encaminhamos ele para o hospital geral”, disse o médico.

“A nível craniano, torácico e abdominal, ele está normal. Estava consciente e acordado. A imagem que vimos é de radiologia convencional, por isso é difícil ter certeza de que não há fratura. É necessária uma tomografia computadorizada”, afirmou à emissora DAZN.

Sobre o estado de Bastianini, o médico explicou que houve uma fratura no maléolo tibial da perna esquerda e uma fratura no metacarpo da mão esquerda. Charte afirma que a fratura na tíbia pode necessitar de cirurgia, o que também será confirmado com uma tomografia.

Um acidente múltiplo marcou a largada da prova no Circuito da Catalunha. Houve um “strike” e cinco pilotos foram para o chão. Enea Bastianini perdeu o controle logo na primeira curva durante a frenagem, caiu e derrubou outros quatro pilotos. Zarco foi o primeiro atingido e caiu acertando mais três. Bastianini já havia iniciado atrás por punição no classificatório e recebeu nova penalidade pelo acidente, pagando a volta longa, segundo a FIM.

ACIDENTE DE BAGNAIA

Peco Bagnaia se acidentou em outra situação, um pouco mais à frente, onde a Ducati estava isolada. Com pneus frios, a moto do italiano perdeu tração e ejetou o piloto, jogando ele para cima. Sem tempo de desviar, Brad Binder passou em cheio com a moto por cima da perna direita de Bagnaia. O italiano foi levado de ambulância para o centro médico para passar por uma avaliação. Posteriormente, tanto Bagnaia quanto Bastianini foram encaminhados para o hospital na Catalunha com consciência.

Fora da corrida, Bagnaia viu a vantagem na liderança diminuir para 50 pontos. Agora, são 260 do italiano contra 210 de Jorge Martin e 189 de Marco Bezzecchi.

Confira também: