'Azulgrana': as cores que unem Eibar e Barcelona e fazem história no Espanhol
Conheça a curiosa história por trás de como o Eibar adotou as faixas 'azulgrana', ao estilo do Barcelona
Conheça a curiosa história por trás de como o Eibar adotou as faixas 'azulgrana', ao estilo do Barcelona
Campinas, SP, 11 (AFI) – Embora tenham um enorme orgulho de suas raízes bascas, e sejam homenageados por suas conexões com a Escócia, as cores do Eibar possuem uma história catalã bastante marcante. Não à toa, elas estão intimamente ligadas ao Barcelona.
Essas listras azuis e vermelhas (azulgranas, em espanhol) unem o 26 vezes – e atual – campeão da LaLiga, o FC Barcelona, com uma equipe modesta, da menor cidade que possui um clube na elite nacional, dentre as cinco principais ligas do futebol europeu, o SD Eibar – da própria cidade de Eibar, que fica na província de Guipúscoa.
No entanto, nem sempre foi assim. Afinal, logo após sua fundação, em 1940, o Eibar utilizava listras vermelhas e brancas em seu uniforme. Cores semelhantes às de seu maior rival basco, o Athletic Club de Bilbao. E isso durou até a temporada 1943, quando a Federação Guipuzcoana de Futebol presenteou o clube com um jogo completo de uniforme, com listras nas cores do Barça.
Isso porque tais cores coincidem com as do brasão tradicional da cidade – que incluía uma cruz de San Andrés e as cores azul e vermelho. A partir daí, elas se tornaram oficiais no Eibar, que passaram a maior parte de suas primeiras décadas nas ligas inferiores da Espanha.

CONEXÃO
A conexão com o clube catalão, por sua vez, deu uma guinada no início da temporada 1988/89, quando o Eibar voltou à segunda divisão, o LaLiga SmartBank, depois de 30 anos nas divisões inferiores. Quando o veterano, e muito querido, roupeiro do Eibar, Ángel Fernández Zapico, visitou uma loja local para comprar dois conjuntos completos de camisas do Barça – usados pelas estrelas da temporada Migueli, Bernd Schuster e Gary Lineker.
Na ocasião, Zapico removeu cuidadosamente o escudo blaugrana e costurou pessoalmente as insígnias do Eibar, em cada camisa. O uniforme, então, foi utilizado durante toda a temporada, na qual o clube terminou na 16ª posição, um lugar acima do time B do Barça (então conhecido como Barcelona Atlètic). Até que o Eibar subiu novamente de categoria, e finalmente conseguiu sua primeira promoção à LaLiga Santander, na temporada 2014/15.

Quando os Armeros tiveram que usar o uniforme reserva, azul claro, em sua primeira visita ao Camp Nou, em outubro de 2014. Mas em março do ano seguinte, jogadores e torcedores do Eibar puderam usar orgulhosamente sua própria roupa azulgrana, recebendo Lionel Messi, Luis Suárez e Gerard Piqué no emblemático Estádio Municipal de Ipurua, com capacidade para 7.000 pessoas.

DIFERENTES
Desde então, os dois clubes trocam de cor toda vez que se enfrentam na LaLiga Santander. Mais recentemente, por exemplo, Messi e companhia utilizaram o uniforme amarelo na vitória por 3-0 em Ipurua, em outubro passado. Como um elo claro, o jovem Marc Cucurella, emprestado pelo Barça, estava vestido com as cores Azulgranas do Eibar quando marcou no empate por 2-2, também em Ipurua, na última temporada.
É pouco provável que Zapico – que permanece trabalhando de forma regular em Ipurua -, tenha que costurar novos uniformes no Eibar, em um futuro próximo. Mas, o que ele iniciou lá atrás, junto dessas conexões coloridas entre os clubes, fazem parte da longa história da LaLiga.







































































































































