Avaí x Joinville - Clássico, confronto direto e jogo que vale a ponta. Quer mais?

O Leão vem de duas derrotas consecutivas, enquanto o JEC venceu os últimos três jogos

Ingredientes não faltam para esquentar o embate entre Avaí e Joinville, nesta sexta-feira, às 19h30, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 32ª rodada pela Série B.

0002050038194 img

Florianópolis, SC, 23 (AFI) – Uma das principais rivalidades do sul do Brasil. Um clássico regional. Dois concorrentes diretos na briga pelo acesso. Dois dos times mais qualificados do Campeonato Brasileiro da Série B. um duelo que pode definir o novo líder da competição. Ingredientes não faltam para esquentar o embate entre Avaí e Joinville, nesta sexta-feira, às 19h30, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 32ª rodada.

Apesar de ambos estarem brigando no topo da classificação, Leão e JEC vivem momentos completamente diferentes. O time “azzurra” vem de duas derrotas consecutivas e venceu apenas um dos últimos cinco jogos – perdeu os outros quatro. No último revés, levou 3 a 1 da Ponte Preta, em Campinas, mas continuou no G4, com 52 pontos. Um tropeço, porém, pode fazê-lo sair da zona de acesso, já que o Ceará, que é o quinto e tem 50.

Do outro lado, o Tricolor voltou a viver um grande momento. E justamente na reta final. Nas últimas três rodadas, foram três vitórias. Nas duas últimas, atropelou Ceará e ABC, ambos por 3 a 0. Por conta desta ascensão, o JEC pegou o elevador e, hoje, ocupa a segunda posição, com 57 pontos. Se vencer, assume a ponta provisória, já que chegaria na líder Ponte, mas somaria uma vitória a mais: 18 a 17.

Se o momento é favorável a Joinville, o mesma aplica-se à história. Disputado desde o início dos anos 80, o clássico tem vantagem tricolor nos confrontos. Em 188 jogos, são 81 vitórias do Coelho, 50 empates e 57 vitórias avaianas. Na Série B, há muito equilíbrio. São 16 jogos, seis vitórias para cada lado e quatro empates.

CRÔNICA DO PROBLEMA

Geninho tenta resolver problema no ataque do Avaí

Geninho tenta resolver problema no ataque do Avaí

Um dos candidatos ao acesso na Série B, o Avaí ainda segue com um problema crônico para resolver: a falta de gols dos atacantes. Dos 42 gols marcados pelo Leão na competição, apenas 12 foram feitos por atacantes de ofício: quatro por Roberto, outros quatro por Paulo Sérgio, três por Anderson Lopes e um por Willen.

Diante dos números ruins, o técnico Geninho admite que fará mudanças em seu ataque para esta sexta-feira, quando o Avaí tem um confronto direto pelo acesso e um clássico catarinense diante do Joinville.

“A gente está socorrendo de todos os jeitos. Vamos tentar alguma opção um pouco diferente do que fiz. Eu dei chance para todo mundo. Todos no ataque tiveram chances, mas temos que fazer alguma coisa, o Willen começar, o Wilker ter uma oportunidade, de repente colocar o Marquinhos mais na frente para jogar no ataque. Alguém tem que fazer gol nesse time, o campeonato inteiro a equipe não colaborou. Em um time que quer chegar, você não ter um ataque eficiente traz uma complicação grande”, disse o treinador.

Sem confirmar a escalação, o treinador cogita até deixar apenas Anderson Lopes como atacante de ofício e adiantar Marquinhos. O meia já balançou as redes cinco vezes na Série B, mais que qualquer outro atacante do elenco. Bruno Mendes, que foi titular diante da Ponte Preta, deverá ser apenas opção no banco de reservas. Willen e Wilker também lutam por um lugar no onze inicial.

SEM EMPOLGAÇÃO

Hemerson Maria pode colocar Joinville na liderança

Hemerson Maria pode colocar Joinville na liderança

Pés no chão. Esta é a palavra de ordem dentro do Joinville. “Ainda não ganhamos nada”, foi assim que o técnico Hemerson Maria se dirigiu aos atletas neste retorno aos trabalhos, depois da vitória, por goleada, a segunda consecutiva, na Arena Joinville. Para o treinador o caminho é este, mas ainda não dá para chamar o caminhão de bombeiros. A comissão técnica, departamento de futebol e diretoria não querem saber do oba-oba.

“Essa parte tem que ficar com o torcedor e eles tem que agir assim mesmo, nós temos que nos concentrar no trabalho que estamos realizando, enquanto a matemática não me mostrar com certeza que dois mais dois é quatro eu prefiro aguardar”, explicou o Presidente Nereu Martinelli.

Para a partida diante do Avaí, Hemerson Maria poderá contar com todos os jogadores. Edson Ratinho e Guti retornam ao time depois de cumprirem suspensão automática pelo terceiro amarelo, e na partida da última terça-feira ninguém recebeu o terceiro.