Avaí 1 x 1 São Caetano - Empate mantém ambos ameaçados

Florianópolis, SC, 23 (AFI) – As torcidas de Avaí e São Caetano não tiveram muito o que comemorar na noite desta terça-feira. Os dois times empataram, por 1 a 1, na no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, na abertura da 32.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Avaí saiu na frente com um gol do zagueiro Fábio Fidélis logo aos 52 segundos do primeiro tempo. Após o gol, porém, os catarinenses recuaram e passaram a jogar apenas nos contra-ataques. E aos 28’ do segundo tempo acabaram recebendo o castigo, quando Tuto empatou.

O resultado foi ruim para ambos, que continuam seriamente ameaçados pelo rebaixamento. O Leão da Ilha continua no 13.º lugar, agora com 42 pontos. O Azulão, por sua vez, segue em 16.º, com 40, e pode terminar a rodada na zona de degola, caso o Santo André vença o Ipatinga por quatro gols de diferença. Gol relâmpago derruba Azulão
Mal a bola rolou e o Avaí abriu o placar com um gol relâmpago. Logo aos 52 segundos, o ala-direito Rodrigo Galo levantou bola pela direita em cobrança de falta e o zagueiro Fábio Fidélis desviou de cabeça, sem chances para o goleiro Mauro. O gol foi uma surpresa ao São Caetano, que pareceu perdido no início.

Em desvantagem no placar, o Azulão saiu para o ataque, mas de forma desordenada e sem muita objetividade. O time catarinense, por sua vez, tratou de se fechar na defesa, para tentar matar o jogo nos contra-ataques. Aos 15, o atacante Vandinho escapou pela direita e bateu forte para defesa de Mauro.
Dois minutos depois, o mesmo Vandinho quase marcou o segundo gol. Ele fez jogada individual na área, pela esquerda, e bateu rente a trave esquerda do goleiro. Logo em seguida, o atacante Luizão bateu cruzado pela esquerda, para grande defesa de Eduardo Martini, no primeiro lance de perigo dos visitantes.

Aos 24, porém, o atacante Beto perdeu um gol incrível. O lateral Cláudio cruzou pela esquerdo, Luizão ajeitou de cabeça e o jogador, sem marcação e, próximo a marca do pênalti, bateu torto pela linha de fundo. Mas o jogo era lá e cá. E aos 28, Jéferson Feijão tocou entre as pernas de Edson Borges e bateu rente ao travessão.A partir dos 30 minutos, as duas equipes diminuíram o ritmo e o árbitro virou o grande personagem do jogo. Aos 38, o veterano Luizão deu um entrada criminosa em Fábio Fidélis e, mesmo já tendo cartão amarelo, não foi expulso. Tal fato causou revolta dos jogadores e torcedores do time da casa.

Veteranos fizeram a diferença
Ao contrário da primeira etapa, a segunda começou mais morna. Com as duas equipes se arriscando menos. A primeira oportunidade criada foi novamente do Leão da Ilha. Vandinho fez jogada individual pela esquerda e bateu no canto direito de Mauro, que espalmou pela linha de fundo.

Nos minutos seguintes, o que se viu foi um Avaí acomodado e um São Caetano sem nenhuma qualidade para superar a marcação adversária. Na tentativa de melhorar o setor ofensivo paulista, o técnico Amauri Knevitz fez duas trocas: sacou Beto e Cláudio para as entradas de Tuto e Gláucio, respectivamente.Apesar das modificações, o Azulão continuou levando pouco perigo à meta de Eduardo Martini. E o que é pior, cedia espaços para os contra-golpes. Mas aos 28 surgiu a estrela dos veteranos Tuto e Luizão. Os dois tabelaram e Tuto invadiu a área sem marcação e só tocou na saída do goleiro.

Depois do empate, os donos da casa decidiram ir para o tudo ou nada, mas não tiveram sucesso. No final, ainda viram o atacante Didi ser expulso. O cartão vermelho gerou revolta dos jogadores avaianos, que partiram para cima do árbitro ao término da partida.

Próximos Jogos
Ficha Técnica

Na próxima terça-feira, às 20h30, o Avaí volta a campo para enfrentar a Portuguesa, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Enquanto isso, o São Caetano jogará contra o Remo, nos mesmos dia e horário, no Estádio Mangueirão, em Belém.

Avaí 1 x 1 São Caetano
Local: Estádio Ressacada, em Florianópolis – SC
Árbitro: Devarly Lira do Rosário – ES
Cartões Amarelos: Fábio Fidélis (Avaí); Luizão, Douglas, Toby, Edson Borges (São Caetano)
Cartão Vermelho: Didi (Avaí)
Gols: Fábio Fidélis aos 52”/1T (Avaí); Tuto aos 28’/2T (São Caetano)

Avaí
São Caetano
Mauro; Athos, Neto, Edson Borges e Cláudio (Gláucio); Toby, Galydson, Ademir Sopa e Douglas (Rafinha); Luizão e Beto (Tuto).
Técnico: Amauri KnevitzEduardo Martini; Cássio, André Paulino (Didi) e Fábio Fidélis; Rodrigo Galo, Ferdinando, Marcus Winícius (Rodriguinho), Muriqui e Amarildo; Jéferson Feijão (Breno) e Vandinho.
Técnico: Alfredo Sampaio