Galo Mineiro começou bem sua luta para sagrar-se campeão da Copa do Brasil 2014 e garantir uma vaga na Copa Libertadores de América 2015. No jogo disputado quarta-feira à noite no estádio Independência, em BH, o Atlético mostrou sua força e ganhou de seu tradicional rival, o Cruzeiro, por 2 a 0.
Com esse resultado, o time de Levir Culpi pode até perder o segundo jogo da decisão final dia 26 de novembro por diferença mínima que, ainda assim, o título será seu. Se fizer um gol na próxima partida, o Atlético obrigará seu adversário a fazer quatro gols e assim por diante. No caso de marcar dois gols e não sofrer nenhum, o Cruzeiro forçará a disputa de pênaltis.
Atlético-MG fez 2 a 0 no Independência e leva vantagem sobre o Cruzeiro na volta no Mineirão
Durante os pouco mais de noventa minutos de partida, o Galo fez por merecer essa vitória. Seu time soube como segurar a conhecida força ofensiva cruzeirense e aproveitou os contra ataques em velocidade para construir o resultado. O primeiro gol foi de Luan (ex-jogador da Ponte) de cabeça. Falha da defesa do Cruzeiro, já que Luan é um jogador de baixa estatura e ganhou no ar de toda a zaga inimiga graças a sua colocação e incrível impulsão.
O segundo gol atleticano foi de Dátolo. A partir daí, a torcida do Galo explodiu no estádio Independência e empurrou seu time para buscar ainda mais gols. O Atlético preferiu segurar o resultado no toque de bola e soube chegar ao final da partida com uma vitória que praticamente o coloca com a mão na taça.
A verdade é que o Cruzeiro, que hoje é considerado o melhor time brasileiro, não conseguiu reeditar suas melhores exibições. Um pouco porque alguns de seus principais astros não jogaram bem, mas também porque o Atlético teve competência defensiva para anular suas principais jogadas de ataque.
Depois desse resultado fantástico, se me perguntassem quem será o campeão desta Copa, eu não teria dúvidas em apontar o Galo Mineiro. Em especial, se no segundo jogo mostrar a mesma eficiência e garra do primeiro. O Cruzeiro não me parece em condições de fazer três gols na bem armada defesa atleticana. Quanto a arbitragem do jogo no Independência, nada a declarar. Dentro das circunstâncias, acho até que o juiz foi bem
C * U * R * T * A * S
* COM A AJUDA do árbitro Heber Roberto Lopes, o Inter, de Porto Alegre, conseguiu na noite de quarta feira no Morumbi, um empate que não merecia. Durante os noventa e quatro minutos de partida, o São Paulo sempre foi melhor, criou as melhores oportunidades e mereceu deixar o campo com a vitória. Mas ao confirmar um gol impedido do Inter Heber prejudicou o time da casa.
* A PROPOSTA de Abel Braga para esse jogo foi fechar seu time lá atrás e esperar que num contra ataque ele fizesse o gol da vitória. Por isso, o futebol colorado foi feio, pouco objetivo e sem nenhuma criatividade. Quando não dava na técnica, dava na falta. Foi assim que o Inter parou o São Paulo. Com o resultado cada um ganhou só um ponto, que, em tese, foi ruim para os dois.
* NUMA análise geral do time do São Paulo, destacaríamos Edson Silva na zaga, Denilson entre os volantes, Ganso na meia de criação e Luis Fabiano (que fez o gol sãopaulino), no ataque. A decepção foi Kaká, que perdeu bolas fáceis, errou passes e praticamente não arrematou contra o gol adversário. Alias, não fosse pelo nome, Kaká não merecia nem terminar a partida.
* UM RECONHECIMENTO à melhoria técnica de Luis Fabiano. Nos dois últimos jogos, o atacante que tem recebido duras criticas desta coluna, destacou-se pela aplicação, pela vitalidade, pela fome de gols e pelos bons passes. Tudo isso sem discutir com a arbitragem ou com os adversários. Aparentemente o Fabuloso mudou para melhor. Bom prá ele e ótimo para o clube que defende.
* FALTAM apenas cinco rodadas para o final do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro é líder disparado, quatro pontos à frente do São Paulo. Será que o Tricolor paulista ainda tem chance de superar o time estrelado de Minas? Eu duvido. Mas, para que você mesmo faça as contas ou uma análise sobre as possibilidades dos dois times, vamos indicar aqui os jogos que ainda faltam para cada um.
* O CRUZEIRO tem mais cinco partidas, três fora e duas em casa. Fora ele enfrenta o Santos, na Vila, o Grêmio, no Olímpico e a Chapecoense, em Chapecó. Jogos bem difíceis, mas que, pelo futebol que tem jogado, o Cruzeiro pode vencer. Em casa mais dois jogos, contra o Goiás e Fluminense. Em tese, adversários que darão trabalho, mas que devem sucumbir diante da força cruzeirense.
* NO MOMENTO, o Cruzeiro tem 67 pontos ganhos e vinte vitórias. O São Paulo tem 63 pontos e 18 vitórias. Adversários do Tricolor: Palmeiras e Figueirense, em casa e Santos e Sport Recife, fora. Jogo mais difícil será diante do Palmeiras, domingo que vem, porque é um clássico. Mas, quem viu o Verdão jogar ultimamente, não terá duvida em apontar o São Paulo favorito deste jogo.
* DIANTE do exposto, vocês percebem que minha expectativa em relação ao rush final do campeonato é o de que o Cruzeiro conquiste o título e o São Paulo o vice campeonato. Com isso, os dois automaticamente estarão classificados para a fase mais importante da Libertadores como representantes do Brasil. As outras vagas dependerão do que cada clube fizer nos cinco jogos que faltam.
* ANDRES Sanchez, ex-presidente do Corinthians, mesmo depois de deixar o cargo fez várias viagens ao Exterior (em particular, ao mundo árabe), onde disse que iria vender o naming rights do novo estádio corintiano. Naming rights seria o novo nome do estádio, como já é o do Palmeiras que passou de Palestra Itália para Allianz Arena. Só que, apesar do “esforço”, Sanchez não vendeu nada.
* APESAR disso, sobrou para o Corinthians pagar uma conta de 350 mil reais, relativas as “despesas” que Sanchez teve nestas viagens (parte área, alimentação e outros gastos). Essa quantia, que é bem alta mesmo para quem viajou ao Exterior, será paga pelo Corinthians, pois Sanchez entregou toda a documentação que acumulou à tesouraria do clube mesmo sem concretizar seu objetivo.
* MARIO GOBBI ainda não pagou essa dívida. Acho que vai pagar, para não criar mais problemas com seu antecessor. Mas que deveria cobrar, não tenho nenhuma duvida. É que Sanchez garantiu que tinha pelo menos sete boas propostas de empresas árabes que estariam “loucas” para colocar seu nome no estádio do Corinthians. Mentira. Não tinha nada. Tanto que ele não fez o negócio.
* NA VERDADE, não sei por que motivos, mas Sanchez resolveu fazer essa viagem mais para dar um passeio ou até para fazer contatos pessoais. Nunca para atender a necessidade do Corinthians que precisa com urgência de um parceiro para pagar seu estádio. Ao acreditar que Sanchez conseguiria realizar esse negócio, Gobbi concordou com a viagem e agora vai ter que pagar por ela.
* É POR essas e outras que o Corinthians está no buraco financeiro em que se encontra. Desde que Sanchez assumiu, gastou-se milhões para fazer estádio, para comprar jogadores, para pagar salários e outras cositas mais. O que entrava nunca dava para pagar esses gastos. O resultado foi o que se viu. Mais de 380 milhões de dívidas, afora os impostos parcelados pelo Governo.
* E O PIOR de tudo é que o Corinthians ainda não é dono do Itaquerão. Quem manda lá é a Oderbrecht até que mais de um bilhão e duzentos milhões de reais sejam pagos pelo clube. Só que a publicidade estática do Itaquerão e as rendas de cada partida, são todas repassadas para a Construtora, que por sua vez não empresta nada ao clube para suas despesas. Uma situação deplorável.
* EM RAZÃO disso é que acho que o candidato Roberto Andrade, da Situação, não vai conseguir ser presidente do clube. Todas as informações que cito acima já são de conhecimento de conselheiros e associados do clube e, numa dessas, ninguém vai votar numa diretoria que enterrou o clube financeiramente. Chance para a Oposição que tem o empresário Paulo Garcia como seu candidato.
* O BASQUETE de Franca, um dos mais tradicionais do Brasil, pode acabar. Falta dinheiro e a diretoria não tem como pagar. Daí o apelo que foi feito a população da cidade, para que todos colaborem e não deixem o clube fechar. Aproveito então para fazer um apelo não só a população de Franca. Mas também as autoridades esportivas do País. Ajudem o basquete de Franca, ou ele morre.
* GUERRERO tem sido a salvação do Corinthians neste campeonato. Sempre que preciso ele faz um gol salvador. Só que no próximo final de semana, ele estará fora, porque foi convocado pela Seleção do Peru. Bom para o Bahia que não terá pela frente um dos melhores atacantes do Campeonato Brasileiro. Sem Guerrero, o Corinthians murcha. Chance para o time baiano ganhar.
* PAULO Nobre diz que se for reeleito presidente do Palmeiras, vai procurar mandar todos os clássicos de seu clube na Allianz Arena com presença apenas da torcida palmeirense. Normalmente, o Palmeiras deveria ceder dez por cento dos ingressos para torcedores do outro clube. Mas há a possibilidade de fechar o pacote só para o torcedor do Verdão. Talvez até seja uma boa idéia.
* BOA PARTE dos jogadores que hoje compõem o elenco do Palmeiras serão dispensados. Os primeiros serão aqueles que tem contrato por vencer. Paulo Nobre quer enxugar o elenco e depois contratar peças que cheguem para resolver e para melhorar tecnicamente a qualidade do time. O jogador que ainda sonha em continuar no grupo em 2015 precisa dobrar sua aplicação nos jogos.
* CONFIRMADO. A Copa de 2022 será mesmo no Qatar. Pelo menos foi o que garantiu o atual presidente da Fifa, Joseph Blatter. Ele fez uma declaração no inicio desta semana acabando com as especulações em torno do assunto. Os europeus estavam loucos para mudar o local da Copa, mas vão ter que aceitar disputá-la no Qatar, porque a Fifa decidiu assim. Não adianta espernear.
* INCRIVEL, mas Eurico Miranda, um dirigente que costuma jogar sujo para atingir seus objetivos, foi eleito presidente do Vasco da Gama. Uma péssima notícia para aqueles que queriam ver o fim de cartolas como esse no comando de nossos clubes de futebol. Que os adversários se precavenham, porque Eurico é capaz de tudo. Pelo Vasco ele faz de tudo, honesta ou desonestamente.
* JAIR PICERNI voltou as manchetes. Não por causa de alguma ação esportiva, mas pela provocação de um jornalista chamado Nelson Cilo, que hoje vive em Assis, interior de São Paulo e que, na época em que o São Caetano era um grande time, foi agredido pelo técnico e seus seguranças. Cilo guardou mágoa e declarou que gostaria de ter uma revanche, no lugar que Picerni escolher.
* AO SER procurado, Jair disse que nem se lembrava disso e garante que até já esqueceu o incidente. Na verdade, faz tanto tempo que isso aconteceu que Cilo devia enterrar esse assunto. Sei que ele foi agredido de forma covarde e que isso deixa marcas profundas. Mas não vale à pena mexer no que já ficou no passado. Pode voltar a dar dores de cabeça para as duas partes. Certo, Cilo?
* POR FALAR em São Caetano, o clube hoje está enterrado na quarta divisão brasileira. Acabou. Como também acabou o Santo André, que chegou a ser uma força do futebol paulista alguns anos atrás. Restou o São Bernardo, que trabalha sério e ainda tem a ajuda do prefeito da cidade. É a salvação do chamado ABC que merece contar sempre com um time na série B ou A do Brasileiro.
* CURIOSIDADE. O Palmeiras, nos últimos trinta e seis anos, só foi campeão quando teve Luis Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo no seu comando. Hoje, no entanto, os dois técnicos não são bem vistos pela torcida palmeirense. Se fizerem uma enquete, chegarão à conclusão que a maioria dos torcedores do Palmeiras não querem saber desses treinadores. Como as coisas mudam, não??
* HÁ UM movimento entre os lideres do atual elenco do São Paulo que prometem insistir para que Rogério Ceni desista de pendurar suas chuteiras neste ano. Que espere mais um pouco, talvez até o final da próxima Libertadores. Ceni sabe disso mas insiste em parar agora. Uma questão de opinião que merece ser respeitada. Mas pelo que tem jogado, Ceni poderia sim jogar mais um pouco.
* HÁ MUTRETA no caso Héverton, ex-atacante da Portuguesa. Segundo o Ministério Público há fortes indícios de que puseram o atacante em campo só para a Lusa perder os pontos em favor de Flamengo e, em particular, ao Fluminense. Dois clubes desmentem, mas no próprio Canindé há quem confirme essa possibilidade. E o maior acusado é o ex-presidente Manuel da Lupa.
* HA BOA chance de Emerson Skeik voltar a defender o Corinthians. É que a diretoria alvinegra percebeu que está jogando dinheiro fora com a dispensa do jogador. Ele continua a receber do clube mas, como está sem contrato com outras agremiações, optou por viver a vida com o que ganha, tudo bancado pelo clube que o dispensou. Numa dessas, Sheik volta ao clube no ano que vem.
* PARTICULARMENTE acho um bom negócio para os dois lados. Para Sheik, porque voltará a jogar futebol, que é o que gosta. E para o Corinthians, porque o clube não tem hoje nenhum jogador com a qualidade ofensiva de Sheik para colocar ao lado do peruano Guerrero. Com os dois no ataque, o Corinthians passaria a ter um dos ataques mais perigosos do futebol nacional. Vocês concordam?
* TEM GENTE que pretende derrubar Marco Polo Del Nero da CBF mas cada dia mais fica muito difícil atingir esse objetivo. Marco trabalha bem nos bastidores e sempre se cerca de pessoas influentes e boa de briga. A última noticia é que Vicente Candido, do PT, será indicado para o Ministério dos Esportes. Candido, para quem não sabe, é sócio de Marco Polo em escritório de advocacia em SP.
* SE VICENTE Cândido for mesmo indicado para aquele Ministério, Marco Polo, por tabela, passará também a ter um pé no Governo Federal. E se algo acontecer, ao invés de entrar no bloco contra Del Nero, Dilma Rousseff estará ao lado dele. Isso vai prejudicar os movimentos idealizados por Andres Sanchez e Romário, que queriam derrubar Marco Polo no primeiro semestre de 2015.
* CBF DEFINIU. O vice-campeão da Copa do Brasil não vai disputar a Libertadores no ano que vem. Se, por exemplo, o Cruzeiro ganhar essa Copa e também o Brasileirão, o Atlético que seria o segundo colocado do torneio, não teria vaga na Libertadores, exceto se conseguir se classificar via Campeonato Brasileiro. Detalhe: neste caso, a CBF transformará o G4 em G5. Vamos aguardar.
* SELEÇÃO Brasileira voltou a jogar um amistoso. Foi na tarde de quarta-feira, em Istambul, contra a Turquia. Resultado final, Brasil 4 x Turquia 0. Foi a quinta vitória de Dunga nesta nova fase em jogos contra Colômbia, Equador, Argentina, Japão e Turquia. A defesa brasileira não sofreu nenhum gol nesses jogos. Na próxima terça, o Brasil enfrenta a Áustria, em Viena. Deve vencer fácil.
* O FUTEBOL apresentado pelos comandados de Dunga foi de boa qualidade. A Seleção de hoje, ao contrário da era Felipão, já tem uma cara. Já parece um time. A defesa prioriza a marcação. Os laterais só descem quando tem espaço e cobertura. Os atacantes, assim que a defesa domina a bola, já saem em alta velocidade em busca do gol e, em várias vezes, surpreende o adversário.
* NEYMAR foi, mais uma vez, o talento do jogo. Fez dois gols e deu um para fazer. Já soma 42 gols com a camisa da Seleção. Além de Neymar, marcaram para o Brasil Kaia (contra) e William. Poderia ter sido mais. Lembramos que o momento da Turquia no futebol é pessimo. Está em último lugar nas Eliminatórias para a Eurocopa. Ainda assim, a Seleção do Brasil merece elogios.
* DANILO, lateral direito, jogou muita bola. Pelo visto, ganhou a posição na Era Dunga. Luiz Adriano, atacante, mostrou qualidades. Miranda foi um gigante na zaga brasileira e parece ter tomado a vaga de Thiago Silva. Firmino, que foi uma das novidades desta convocação, jogou muito mal. Entrou no segundo tempo e nada fez. Só errou. Não me parece jogador para jogar numa Seleção.
* TAMBÉM participaram do jogo alguns jovens atletas. Casos de Casemiro, Douglas Costa e Felipe Coutinho. Este último tem grandes possibilidades de continuar no grupo porque tem um futebol muito acima da média. Os outros ainda dependem de mais testes. Em tempo: não se impressionem com esse belo inicio de Dunga. No passado também foi assim. Quando precisou ele perdeu uma Copa.
* A SÉRIE A do Campeonato Brasileiro terá sequência neste final de semana. No sábado, Fluminense x Botafogo. Jogo que tem o Tricolor carioca como franco favorito. Criciúma e Grêmio será jogo duro para o Tricolor gaúcho, já que o time da casa é o último colocado e vai jogar todas suas fichas para ganhar os três pontos deste jogo. Não será fácil, mas existe essa pequena possibilidade.
* NO DOMINGO o Flamengo recebe o Coritiba que precisa vencer ou vai cair para a Série B. Um jogo que vai exigir muito do time de Vanderlei Luxemburgo. Há chance do Coritiba vencer. O Santos recebe o Cruzeiro, em Vila Belmiro. Nos últimos jogos, o Peixão mostrou um futebol frágil e pouco objetivo. Se voltar a jogar assim, dá Cruzeiro na cabeça. O Atlético Paranaense recebe o Sport Recife. Fora, o time pernambucano nunca vence. Por isso indico o Furacão paranaense como favorito. O Bahia recebe o Corinthians. Tricolor baiano é muito ruim. Timão deve ganhar os três pontos.
* O INTER enfrenta o Goiás em casa. Em tese, como favorito. Resta ao time goiano reverter esse favoritismo do adversário. O São Paulo encara o Palmeiras, no Morumbi. Um clássico em que o time da casa leva algum favoritismo. Primeiro porque tem melhor time e segundo porque leva a vantagem de jogar em casa. O Verdão precisa ganha pontos e fará de tudo para fazê-lo nesta partida.
* GRANDE problema do Palmeiras nessa partida será a ausência de Valdívia. O meia chileno é fundamental para que o time jogue bem. Isso é provado pelas estatísticas. Sem ele, que defende a Seleção Chilena em amistoso, o Palmeiras não joga tão bem. Ao contrário, oscila para baixo. Esse desfalque do adversário pode ajudar o São Paulo a ganhar o clássico. Valdívia vai fazer falta.
* NUMA COMPARAÇÃO entre as duas campanhas, o São Paulo é o vice-líder do campeonato com 34 pontos. Tem 18 vitórias, 9 empates e 7 derrotas. Marcou 55 gols e sofreu 38. Já o Palmeiras tem 33 jogos disputados, 11 vitórias, 6 empates e 16 derrotas. Marcou 32 gols e sofreu 49. Fica evidente pelos números a melhor fase do Tricolor. Ainda assim, resultado final do jogo pode surpreender.
* EM BH o Atlético Mineiro recebe o Figueirense. Como tem vencido bem seus jogos em casa, aposto em mais uma vitória do Galo. Mesmo que utilize alguns reservas, como se propala. Em Chapecó, a Chapecoense que briga para não cair, recebe o Vitória, que está na mesma situação. Por jogar em casa e por ter um time um pouco melhor, acredito que o time de Chapecó ganhar essa partida.
* NO MOMENTO o G4 do Brasileirão tem o Cruzeiro como líder com 67 pontos ganhos. O São Paulo é o vice, com 63. O Inter é o terceiro com 57 pontos e o Grêmio é o quarto com a mesma pontuação. Ainda brigam para se firmar no G4, Atlético Mineiro e Corinthians, também com 57 pontos ganhos. A diferença entre eles está no número de vitórias, melhor ataque e saldo de gols.
* NO CHAMADO Z4 estão Vitória com 34 pontos ganhos, Botafogo com 33, Bahia com 31 e Criciúma com 30. Todos ainda tem alguma chance de escapar do rebaixamento. Essa rodada será decisiva. À principio, no entanto, acho que o Criciúma está praticamente rebaixado, não só porque é o último colocado na tabela de pontos ganhos, mas também porque possui um time bastante frágil.
* QUANTO A série B, campeonato já chega nesta semana aos jogos finais de sua trigésima quinta rodada (vão faltar apenas três para o final). Jogos desta sexta feira: Vila Nova x Oeste, América MG x Avaí. No sábado, Ceará x Vasco, Joinville x Ponte Preta, Bragantino x Santa Cruz, Náutico x Luverdense, Sampaio Correa x Boa Esporte e América RN x Icasa. Melhor jogo será em Joinville.
* NAQUELA cidade catarinense jogam Joinville e Ponte Preta, de Campinas. Um jogo decisivo em se tratando do titulo da competição. Se a Macaca vencer, estará com o título nas mãos. Caso a vitória seja do Joinville, seu time supera a Ponte em numero de pontos ganhos, mas ainda deixa chance para que o time de Campinas o supere nas três rodadas finais. Esse será um jogo emocionante.
* O G4 DA SÉRIE B tem a Ponte em primeiro lugar com 67 pontos ganhos, o Joinville com 66, o Vasco com 59 e o Boa Esporte com 53. Com esse mesmo número de pontos estão Avaí e Atlético Goianiense. o Santa Cruz corre logo atrás com 52. Já o Z4 conta com Icasa, Bragantino e Oeste com 39 pontos, América RN com 36, Vila Nova com 29 e Portuguesa de Desportos com 25 pontos.