Atlético-PR 2 (4) x (3) 1 Sporting Cristal-PER – Noite mágica em Curitiba!

O Corinthians segue sendo o único time brasileiro eliminado na Pré-Libertadores

0002048155527 img

Curitiba, PR, 05 (AFI) – Não existem palavras para descrever o que aconteceu na noite desta quarta-feira no Estádio Durival de Britto, em Curitiba. Com um gol aos 49 minutos do segundo tempo e tendo revertido uma vantagem totalmente desfavorável nos pênaltis, o Atlético-PR garantiu vaga na fase de grupos da Copa Libertadores ao vencer o Sporting Cristal por 2 a 1 no tempo normal e depois por 4 a 3 nas penalidades. Assim, o Corinthians segue sendo o único brasileiro que “morreu”na Pré-Libertadores.

Na passada, em partida realizada no Peru, os donos da casa ganharam por 2 a 1 e vieram até o Brasil jogando pelo empate. Já o Atlético-PR precisava de uma simples vitória para garantir presença no Grupo 1, que conta com The Strongest-BOL, Universitário-PER e Vélez Sarsfield-ARG. Como o resultado se repetiu em Curitiba, a decisão foi para os pênaltis e quem levou a melhor foram os brasileiros.

Nada de gols
O Atlético-PR, apoiado pela torcida, começou pressionando o Sporting Cristal e desperdiçou uma chance incrível aos 14 minutos. Após cruzamento rasteiro para dentro da área, Éderson apareceu livre e completou pela linha de fundo. A resposta veio na sequência, quando Yotún dominou e chutou por cima. Os ânimos esquentaram aos 18, quando Zezinho e Balbin se estranharam depois de uma dividida eo árbitro acabou expulsando os dois.

0002048155527 img

Apesar de ter mais posse de bola, o Furacão encontrava muitas dificuldades para escapar da marcação peruana, que se defendia muito bem e começava a fazer cera antes mesmo dos 28 minutos. Natanael escapou bem pela esquerda e cruzou para Marcelo, que cabeceou no peito do zagueiro adversário. Os donos da casa perderiam uma chance incrível aos 32. Após toque de cabeça de Douglas Coutinho, Marcelo bateu para defesa parcial de Penny. A bola sobrou para o atacante, que errou gol feito.

Satisfeito em segurar o resultado, o Sporting Cristal apenas se defendia e praticamente não passou do meio campo no primeiro tempo. No último lance de perigo, o Atlético-PR desceu no contra-ataque e, ao invés de tentar a jogada individual, Marcelo tentou o passe para Éderson, mas o artilheiro não conseguiu alcançar.

Emoção até o fim
O Sporting Cristal quase surpreendeu logo aos dois minutos da etapa final, quando Calcaterra tentou o passe para Ávila, mas Manoel foi preciso e chegou cortando na hora exata. Logo depois, Natanael arriscou de fora da área e a bola passou raspando a trave. Ligeiramente melhor, o Atlético-PR abriu o placar aos 16 minutos. Fran Mérida cobrou falta para dentro da área e o zagueiro Manoel subiu mais que todo mundo, estufando as redes. A alegria rubronegra, porém, durou pouco.

Três minutos depois, Calcaterra cobrou escanteio e Ávila apareceu livre na segunda trave, apenas empurrando a bola para o gol. A situação do Atlético melhorou depois que Cóssio recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o Sporting Cristal com um a menos aos 20 minutos. Assim, os peruanos priorizaram ainda mais a defesa e não davam espaço para os brasileiros. Marcelo dominou na entrada da área e bateu por cima.

A situação do Atlético, que já era bastante complicada, ficou ainda mais difícil aos 43 minutos, quando Marcelo sentiu contusão e precisou deixar o gramado, pois o time paranaense já havia feito as três substituições. Na base do desespero, o goleiro Weverton foi para a área em cobrança de escanteio. E quando tudo parecia perdido, o árbitro assinalou pênalti para o Atlético-PR ao ver toque de mão na bola de Ortíz. Aos 52 minutos, Éderson bateu com categoria no canto e fez a festa da torcida.

Pênaltis!
Como o resultado do primeiro jogo se repetiu em Curitiba, a decisão foi para os pênaltis. O Sporting Cristal chegou na reta final precisando converter um de duas cobranças, mas acabou errando ambas. O Atlético-PR ganhou uma sobrevida nas alternadas e acabou levando a melhor, se classificando para a fase de grupos.