Atlético-PR 1 x 0 Portuguesa - Libertadores e zona da degola próximos

O Furacão se consolidou no G4 e a Lusa não conseguiu se distanciar dos quatro últimos

0002048117249 img

Curitiba, PR, 13 (AFI) – O Atlético-PR deu mais um importante passo rumo a Copa Libertadores do ano que vem, enquanto a Portuguesa segue correndo risco de rebaixamento. Em uma partida emocionante – Lauro foi tentar o cabeceio na área adversária em duas oportunidades -, o Furacão venceu a Lusa, por 1 a 0, na Vila Capanema, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Rádio Banda B, de Curitiba, é parceira da Rádio Futebol Interior e trouxe tudo deste duelo.

Com o gol de Marcelo, marcado aos dois minutos do primeiro tempo, o Furacão chegou aos 48 pontos e continuou na quarta colocação. A diferença para o Vitória, sexto colocado, é de oito. Enquanto isso, a Portuguesa conheceu sua segunda derrota seguida e não conseguiu se distanciar da zona de rebaixamento. Em 14º lugar, a Lusa tem 34 pontos dois a mais que o Criciúma.

0002048117249 img

Gol relâmpago
O Atlético não deu chance para a Portuguesa respirar e abriu o placar logo aos dois minutos. Marcelo recebeu grande lançamento de Paulo Baier e bateu com categoria na saída de Lauro, para delírio dos torcedores presentes na Vila Capanema, que pediram a permanência do experiente meia após o lance. Em vantagem, o Furacão continuou melhor e quase ampliou com Éderson, que cabeceou por cima do travessão após cruzamento de Paulo Baier.

O artilheiro do Brasileirão deu uma de garçom aos 20 minutos e deixou Zezinho na frente de Lauro, mas o atleticano pegou mal e desperdiçou boa oportunidade. No minuto seguinte veio o primeiro lance de perigo da Portuguesa. Henrique deixou Luiz Alberto para trás e bateu rasteiro, assustando Weverton. Depois, Henrique cabeceou e o goleiro rubronegro fez a defesa. Apesar de ter chegado duas vezes, a Lusa seguia sendo pressionada pelo Furacão.

Aos 30, Marcelo fez mais uma boa jogada individual e ia deixando Édserson na cara do gol, mas Valdomiro se antecipou e aliviou o perigo. Sete minutos depois, Paulo Baier cabeceou e exigiu grande defesa de Lauro. O último lance de perigo do primeiro tempo foi da Portuguesa, que quase chegou ao empate. Souza rolou para Bruno Henrique chegar batendo de primeira, assustando Weverton.

Furacão consegue segurar
A Portuguesa quase diminuiu logo depois da volta do intervalo. Rogério foi até a linha de fundo e cruzou para Wanderson, que desviou de cabeça pela linha de fundo. O Atlético não conseguia ter o domínio que teve no primeiro tempo e passou a dar espaços para a Lusa, que tinha mais posse de bola. Wanderson recebeu lançamento e, na hora de tocar para Gilberto, pegou errado, mandando nas mãos de Weverton.

Aos 22, Paulo Baier cobrou falta para dentro da área, ninguém desviou e Lauro tirou de forma parcial. Manoel pegou o rebote e mandou por cima, desperdiçando boa oportunidade. No contra-ataque, Paulo Baier invadiu a área e chutou rasteiro. A bola passou pelo goleiro, mas não por Moisés Moura, que aliviou o perigo em cima da linha. A Portuguesa era melhor em campo e pressionou o Atlético nos minutos finais.

0002048117274 img

Aos 39, Luis Ricardo fez grande jogada individual, passou por dois marcadores e finalizou rasteiro, assustando Weverton, que se esticou todo e não alcançou. O Atlético levou perigo em chute de Marco Antônio, que raspou a trave de Lauro. Nos minutos finais, o goleiro da Lusa foi para a área adversária tentar o cabeceio duas vezes. No contra-ataque, Douglas Coutinho tocou por cima de Lauro, mas a bola caprichosamente saiu.

Próximos jogos
Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira, pela 29ª rodada do Brasileirão. O Atlético-PR recebe o Atlético-MG, às 21h50, na Vila Capanema, em Curitiba, enquanto a Portuguesa faz um confronto direto contra o rebaixamento diante do Criciúma, às 21 horas, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.