Atlético-MG 2 x 1 Portuguesa – Galo mata no Horto e pega elevador

O gol da vitória saiu no final da partida e amenizou as vais que começavam a ser ensaiadas contra o Galo

O Atlético Mineiro parece que voltou a acreditar no slogan “caiu no Horto, tá morto”. Jogando nesta tarde de domingo na Arena Independência, em Belo Horizonte, contra a Portuguesa, pela 16ª rodada do Brasileirão, venceu por 2 a 1.

0002048099461 img

Belo Horizonte, MG, 15 (AFI) – O Atlético-MG parece que voltou a acreditar no slogan “caiu no Horto, tá morto”. Jogando nesta tarde de domingo na Arena Independência, em Belo Horizonte, contra a Portuguesa, pela 16ª rodada do Brasileirão, venceu por 2 a 1 e chegou à sua segunda vitória consecutiva jogando em casa desde o fim da Libertadores. Já a Portuguesa segue na zona do rebaixamento e precisa urgentemente de recuperação para não ficar muito atrás e próximo da queda para a Série B na temporada. Foi a sexta partida que a Lusa sofre um gol no finalzinho.

Com o resultado o Galo foi a 19 pontos, subiu quatro posições e assumiu a 12ª colocação do Brasileirão. A Lusa permaneceu com os mesmos 13 pontos do início da rodada e segue em 19° lugar. Além disso chegou à sua sétima derrota na competição conquistando apenas 42% dos pontos disputados.

0002048099461 img

O jogo
A partida começou bastante movimentada e nos primeiros cinco minutos a Lusa perdeu duas chances claras e o Galo uma. Foi o time mineiro que teve a primeira depois que Tardelli deixou para Jô, mas o atacante se atrapalhou. Pela Lusa, que encontrava facilidade explorando o lado defensivo direito do Galo, quase marcou duas vezes. Na primeira, depois de cruzamento de Souza, Gilberto tocou para fora. Na segunda, da entrada da grande área, Diogo tentou o chute, mas a bola passou rente a trave esquerda de Giovanni.

O jogo seguiu e aos poucos o Atlético foi equilibrando a partida e também desperdiçando boas chances. Mas foi a Lusa quem abriu o marcador aos 35 minutos. Em contra ataque rápido puxado por Moisés pela esquerda, saiu o cruzamento rasteiro para Bruno Henrique, que na saída de Giovanni tocou no canto esquerdo do goleiro para fazer 1 a 0 Portuguesa.

Segundo tempo
Precisando empatar o Galo voltou para a segunda etapa sem o volante Rosinei, mas com o meia argentino Dátolo na equipe. Porém, foi a Lusa quem quase ampliou logo no reinício do jogo. Souza bateu falta da direita e Valdomiro raspou a cabeça na bola, mas Giovanni fez grande defesa no canto esquerdo baixo e mandou para escanteio.

Mas a alteração efetuada por Cuca mudou o panorama do jogo. O Galo passou a pressionar e aos nove minutos empatou a partida. Luan pegou um rebote da zaga na entrada da área e bateu para o gol, mas quase em cima da risca da pequena área apareceu Diego Tardelli e desviou de pé direito para igualar o marcador no Independência.

A Lusa ainda mexeu na equipe para tentar novamente a vantagem e quase conseguiu aos 24 minutos. Moisés aproveitou a falha do sistema defensivo atleticano e na frente de Giovani bateu forte. O goleiro fez a defesa em dois tempos e garantiu o empate até aquele momento. Cinco minutos depois o Galo respondeu com Jô dominando pelo lado esquerdo e batendo cruzado. Guilherme ainda tentou tocar, mas a bola saiu tirando tinta da trave de Lauro.

Quando o jogo parecia definido, apesar da pressão atleticana, a Portuguesa sofreu o gol. Jô recebeu a bola pela direita e cruzou no segundo pau. Dátolo fechava pela esquerda e pegou de primeira não deixando a bola tocar no chão. Lauro não conseguiu acompanhar e ela morreu no fundo de sua meta pelo lado esquerdo. Foi a sexta partida que o time paulista sofreu um gol no finalzinho do jogo.

Próximos jogos
O Atlético-MG volta a campo no próximo sábado, 31, às 18h30, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, para enfrentar o Goiás pela 17ª rodada do Brasileirão. A Portuguesa joga no mesmo dia e horário, no Canindé, em São Paulo, contra o Bahia-BA.