Athletico 0 x 1 Coritiba - Coxa é o líder da Série B
O Coritiba assumiu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro da Série B ao vencer por 1 a 0 o rival Athletico, no Atletiba.
Invicto há sete jogos, o Coxa soma 27 pontos, um na frente do Goiás (26) e dois na frente do Novorizontino (25) que farão seus jogos no domingo
Curitiba, PR, 28 (AFI) – O Coritiba assumiu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro da Série B ao vencer por 1 a 0 o rival Athletico, neste sábado, no Ligga Arena, no Clássico Atletiba, o mais popular do futebol do Paraná.
Agora invicto há sete jogos, o Coxa soma 27 pontos, um na frente do Goiás (26) e dois na frente do Novorizontino (25) que farão seus jogos no domingo pela 14ª rodada. O time goiano atuará fora diante da Chapecoense, enquanto o paulista atuará em casa diante do Amazonas.
A derrota manteve o Athletico com 20 pontos, em oitavo lugar. O Furacão vinha de duas vitórias seguidas e sonhava vencer para entrar no G-4 – zona de acesso. Não conseguiu.
LIGGA ARENA CHEIA
Fazia dois anos que os dois rivais não se encontravam dentro da Ligga Arena. A última vez aconteceu em 2023 pela Série A do Brasileiro, com vitória do Athletico por 3 a 2. No retrospecto histórico, o Coritiba segue na frente com 138 vitórias, 115 derrotas e 106 empates.
O estádio esteve cheio, inclusive com os 4500 torcedores do Coritiba, assegurados com uma liminar na Justiça Comum. A diretoria Coxa Branca exigiu a cota de 10% de ingressos, uma vez que a direção do Furacão alegava que o número seria equivalente a 1500 lugares. O público total superou 40 mil pessoas.
PRIMEIRO TEMPO FRACO
Mas a expectativa das torcidas não refletiu dentro de campo, onde apesar da disposição dos dois times rivais, o primeiro tempo foi de poucas finalizações. O time da casa chutou duas vezes, contra uma do visitante.
O técnico Odair Hellmann manteve no Athletico o esquema com três zagueiros – 3-5-2 – enquanto Mozart armou o Coritiba no ortodoxo 4-3-3. O Furacão sempre tentou atacar, diante do Coxa todo na defesa, jogando ‘por uma bola’.
GOL MUDA A HISTÓRIA
O segundo tempo começou com o mesmo cenário. Mas mudou aos 18 minutos, quando o Coritiba, enfim, achou sua única chance para marcar. E aproveitou.
Após escanteio, a bola foi levantada na área, o zagueiro Maicon tocou de cabeça e a defesa não conseguiu aliviar. A sobra ficou para o chute de pé esquerdo de Sebástian Gómez, que acertou o ângulo esquerdo do goleiro Mycael.
ATHLETICO NÃO FINALIZA
Atrás no placar, o Athletico se viu obrigado a aumentar a intensidade, abrindo espaços para os contra-ataques do Coritiba. Desta foram, quase ampliou a vantagem aos 34 minutos num chute de Ronier, defendido por Mycael.
O Athletico até pressionou, rondou a área do rival algumas vezes, mas não conseguiu finalizar nenhuma vez com perigo para o goleiro Pedro Morisco.
PRÓXIMOS JOGOS
Pela 15ª rodada, o Athletico vai sair diante do Amazonas, em Manaus (AM), no outro sábado, dia 5 de julho. Na sexta-feira, dia 4, o Coritiba volta a jogar no estádio Couto Pereira diante do Volta Redonda.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Única
-
Rodada:
- 14ª Rodada
-
Data:
- 28/06/2025
-
Árbitro:
- Raphael Claus (SP)
-
Assistentes:
- Alex Ang Ribeiro (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
-
VAR:
- Marcio Henrique de Gois (SP)
-
Cartões Amarelos:
- Atlético: João Cruz
-
GOLS:
- Coritiba: Sebástian Gómez 18/2T
-
Público:
- 40.241 torcedores
-
Renda:
- R$ 1.754.010,00
-
Estádio:
- Ligga Arena
-
Local:
- Curitiba (PR)




































































































































