TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Até quando Luís Zubeldía vai continuar no São Paulo?

A corda está no limite pra o técnico do São Paulo. O time foi bastante irregular no Paulistão até a 11.ª rodada.

Não dá para entender como é que, dirigindo um dos mais importantes times do Brasil, o argentino só venceu quatro vitórias em 11 jogos no Paulistão

Paulistão - 2025 - 11ª rodada
São Paulo levou virada da Ponte Preta. Foto: Marcos Ribolli

Por SERGIO CARVALHO


São Paulo, SP, 20 (AFI) – Se eu fosse presidente do São Paulo nesse momento, já teria demitido o técnico Luis Zubeldía. Ele é muito confuso, não tem um esquema tático definido, troca muito os jogadores considerados titulares e é um retranqueiro de mão cheia. Um técnico com essas “virtudes” é péssimo para um clube do tamanho do Tricolor.

Não dá para entender como é que, dirigindo um dos mais importantes times do Brasil, o técnico argentino só conseguiu quatro vitórias em 11 jogos no Paulistão e só ganhou 16 dos 33 pontos disputados até agora.

NUMEROS RUINS
Para que vocês tenham uma ideia, o São Paulo disputou 11 jogos no Estadual paulista, venceu apenas quatro, empatou quatro e perdeu três. Marcou 15 gols e sofreu 12 e tem apenas três gols de saldo.

No próximo final de semana, o São Paulo encara o competente São Bernardo, lá no ABC, e tem poucas possibilidades de vencer. Paralelamente, seu adversário de grupo, o Novorizontino, enfrenta o Botafogo, em Ribeirão Preto.

Se o time da capital perder e o do interior ganhar, a liderança passa automaticamente para o Novorizontino e, no primeiro mata-mata do Paulistão 2025, o time de Zubeldía jogará fora de casa, em Novo Horizonte, o que pode significar sua despedida do Paulistão deste ano.

OUTROS ERROS

Mas os erros de Zubeldia não páram por aí. Ele leva muito cartão e, por isso, volta e meia, não pode ficar à beira do gramado para dirigir seu time. Com meses no comando do time, até agora ele não tem uma equipe base. A todo momento ele troca jogadores.

Até no gol, isso acontece. Rafael e Jandrei não sabem até agora quem é o titular da posição. Na defesa, Zubeldía tem dois ótimos zagueiros, Arboleda e Alex Franco, que são bem superiores aos seus reservas.

Mas Zubeldia insiste em alterar o setor a todo momento e troca os considerados titulares pelos reservas, o que provoca uma queda brutal de produção na zaga tricolor. No ataque, que tem dificuldade para fazer gols, ele raramente dá um parceiro ao isolado Calleri, que joga sozinho à frente. 

GAROTOS DA BASE
Também tem vários garotos da base que ele poderia aproveitar, mas parece que ele só acredita nos  veteranos, porque raramente dá chance a eles. Como consequência, o São Paulo só dá vexame na maioria dos jogos que disputa. Sejam fora ou dentro de casa. Nos últimos quatro jogos ele perdeu para Red Bull e Ponte Preta e empatou com o medíocre Velo Clube.

Único resultado aceitável foi o empate no Allianz Parque, contra o Palmeiras. Ou seja: Zubeldía é um autêntico fracasso como treinador do São Paulo. Com ele no comando, o clube do Morumbis não vai ganhar nada neste ano. Será que o presidente Julio Casares não tem o mínimo de sensibilidade para perceber que esse treinador já deu o que tinha de dar? 

Confira também: