Aston Villa faz última homenagem no adeus a Ozzy Osbourne

Ozzy deu adeus no estádio do Aston Villa e fortaleceu laços com o time de coração e com a cidade de Birmingham antes de morrer

Pioneiro do heavy metal cresceu perto da arena do clube de Birmingham, com o qual lançou uma série de ações a partir do meio de 2024

Aston Villa - 2025
Aston Villa congelou sua home-page oficial com Ozzy Osbourne

São Paulo, SP, 22 (AFI) – Numa última homenagem do Aston Villa, da Inglaterra, ao seu ilustre torcedor morto, nesta terça-feira, o roqueiro Ozzy Osbourne, o clube estampou na home-page (primeira página) do seu site oficial, a imagem do cantor. Uma foto toda preta e com o seguinte título:

Rest in Peace
OZZ OSBOURNE

O roqueiro morreu nesta terça-feira, 22, aos 76 anos. Ele sofria há anos de ‘Mal de Parkinson’. Considerado uma lenda do rock Ozzy Osbourne tinha uma relação profunda com o Aston Villa, clube de futebol de Birmingham, no Reino Unido, para o qual torcia.

Criado na cidade, o vocalista do Black Sabbath cresceu no bairro de Aston, muito perto do estádio do time, onde realizou há duas semanas um show de despedida dos palcos com a participação de outros ícones da música.

Aston Villa - 2025
Aston Villa rendeu homenagem ao Príncipe das Trevas.
Foto: site oficial Aston Villa

“É hora de voltar ao começo… hora de retribuir ao lugar onde nasci”, disse Ozzy antes do concerto.

“Como sou abençoado por fazer isso com a ajuda de pessoas que amo. Birmingham é o verdadeiro lar do metal. Birmingham para sempre.

Em nota oficial, o Aston Villa lamentou a morte do torcedor ilustre.

“Crescendo em Aston, não muito longe de Villa Park, Ozzy sempre teve uma conexão especial com o clube e a comunidade de onde veio”, diz o texto.

“Uma lenda da música, o impacto de Ozzy no entretenimento e na cultura foi profundo e inegável, e seu legado viverá para sempre”, conclui.

Aston Villa - 2025
Ozzy com a camisa do time de coração, o Aston Villa. Foto: Instaram Ozzy

LAÇOS COM O PRINCIPE DAS TREVAS

Os laços entre o músico e o clube de seu bairro foram estreitados em ações oficiais recentes, ao longo dos últimos meses. Em julho de 2024, Ozzy e Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, participaram do vídeo de lançamento do uniforme do Aston Villa para a temporada 2024/2025.

Mais tarde, outro plano de marketing explorou as marcas Ozzy, Villa e Sabbath, no mês de outubro. A Adidas, patrocinadora do clube, lançou uma chuteira com a temática “Príncipe das Trevas”, alcunha pela qual o cantor era conhecido. Também foi lançada uma camisa com o logo da banda estampado, peça utilizada pela equipe em partida contra o Crystal Palace.

Aston Villa - 2025
Mosaico no estádio do Aston Villa para Ozzy. Foto: Aston Villa – Oficial

MOSAICO DA TORCIDA DO ASTON VILLA

Em janeiro deste ano, mais uma homenagem, desta vez realizada por torcedores nas arquibancadas do Villa Park, onde foi exibido um mosaico com a imagem de Ozzy acompanhada da frase “Up The Villa”, expressão de apoio ao time utilizada pela torcida.

No gramado, vitória por 4 a 2 sobre o Celtic, em jogo da Champions League, torneio que o tradicional time de Birmingham não disputava há 41 anos.

Em suas passagens pelo Brasil, o Príncipe das Traves se envolveu com o futebol. Exibiu uma bandeira do Grêmio em 2011, durante show no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, assim como fez com bandeira do Atlético-MG, no Mineirinho, em Belo Horizonte. Também já se apresentou vestido com uma camisa do Flamengo no Rock in Rio de 1985.

Aston Villa - 2025
Ozzy e amigos antes do último show. Foto: Instagram Ozzy Osbourne

ÚLTIMO SHOW DE OZZY

Apesar de muito doente, Ozzy conseguiu em 6 de julho fazer a sua última aparição pública: um megaevento que lotou o Villa Park, casa do Aston Villa.

Foi o “Back to the Beginning: Ozzy’s Final Bow” (“De volta ao começo: A despedida final de Ozzy”).

Este evento voltou a reunir a icônica banda britânica Black Sabbath, em sua formação original: Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward. Vários astros do rock estiveram presentes, como Metallica, Pantera e Guns N’ Roses, e o evento teve o ator Jason Momoa como mestre de cerimônias.

Antes do show, posou com os convidados. Pouco depois, sentado numa cadeira que foi elevada ao palco, ele cantou (muito bem para a elevada gravidade de sua doença) seis dos principais hits do Black Sabbath, como “Paranoid”. Ozzy conseguiu cantar, e muito bem para o avançado grau de sua doença.