Associação dá cartada final para assumir time do interior

São José dos Campos, SP, 17 (AFI) – Em entrevista coletiva convocada pela diretoria da Associação Amigos do São José, nesta quarta-feira, na sede da ACI (Associação Comercial e Industrial), em São José dos Campos, ficou claro que a entidade deu sua “cartada final” pelo controle total do São José Esporte Clube.

Na coletiva, os Amigos do São José apresentaram os números do balanço financeiro-administrativo das campanhas do time nas três últimas competições disputadas com o apoio da entidade; o Campeonato Paulista A-3 e a Copa FPF de 2006 e o Paulista da A-2 de 2007.

Também foi entregue ao presidente do Conselho Deliberativo do clube, Adilson José da Silva, uma proposta jamais vista nos quase 74 anos de história da Águia, que promete “revolucionar” e reerguer o São José EC nos próximos anos.

Reivindicações
De acordo com os diversos líderes da Associação, o clube precisa ser administrado de forma profissional, com uma visão empresarial, tanto nos departamentos de futebol quanto na área social.

Além disso, o gerenciamento da dívida atual do São José EC, que gira e torno de R$ 7 milhões, é o maior da agremiação em toda sua história. Os cartolas alegam que da forma com que a dívida é administrada (em diversas Varas judiciais e divididas sob a responsabilidade dos Amigos do São José e da diretoria executiva) fica impossível saná-las ou renegociá-las. Sem contar com os contratos de patrocínio, que, por ordem judicial, nem sempre chegam com o seu valor real ao futebol profissional.

Decisão
Desta forma, a decisão agora está nas mãos dos conselheiros do São José, que após receberem a carta-proposta dos “Amigos” anunciaram que ainda hoje devem se reunir com a diretoria executiva, liderada pelo presidente Wilson Renato da Silva Lima.

Porém, a pauta do encontro não foi divulgada; mas é provável que o tema “antecipação de eleições” acabe entrando em discussão. O mandato do presidente Wilson Renato finda em dezembro, após três anos no poder, mas não está descartada a hipótese de remanejar as eleições para setembro ou até mesmo para o mês que vem. Tudo dependerá da decisão dos conselheiros da Águia do Vale.

Confira a carta-proposta na íntegra:
Ao

Dr. Adilson José da Silva
Presidente do Conselho Deliberativo

São José Esporte Clube

Assunto: Proposta da Associação Amigos do São José ao São José Esporte Clube.

Após aproximadamente um ano e meio de trabalho junto ao São José Esporte Clube, a diretoria da Associação Amigos do São José tem toda a convicção de que não há como separar o São José E. C. para que ele seja administrado por partes, ou seja, não existe intenção alguma da Associação administrar apenas o Futebol como a imprensa vem anunciando nos últimos dias.

Para a Associação, faz parte integrante e inseparável do São José Esporte Clube o Poli Esportivo e seus associados; o Futebol Profissional e a torcida; os Processos Judiciais e suas dívidas.

A Associação Amigos do São José tem absoluta certeza que o São José só vai ter um futuro consistente e duradouro na primeira divisão do futebol paulista, que é o grande sonho do torcedor joseense, se os problemas administrativos internos forem sanados ou pelo menos bem administrados.

Para tanto propomos uma Nova Administração com profissionais capacitados para as suas funções, que deverão ser indicadas em consenso pelo Conselho Deliberativo do São José, pela AASJ, pelo Poder Público representada pela Secretaria de Esporte e pelos investidores (Patrocinadores).

Precisamos de uma Administração transparente, contratando um administrador gerente, precisamos de ter um fluxo de caixa ativo e respeitado, uma empresa contábil, uma empresa de advogados experientes em assuntos esportivos, de uma assessoria de imprensa para preparar os informativos do clube e fazer a manutenção do site e precisamos ainda ter um programa para resgatar os associados do Clube e conquistar novos associados que é o maior patrimônio que um Clube possa ter.

Neste sentido a Associação Amigos do São José está desenvolvendo um Projeto envolvendo Entidades de Classes, Empresários e a Comunidade como um todo para tornar o Poli Esportivo um dos melhores Clubes de São José dos Campos, onde teremos vários shows, campeonatos esportivos, recreações, academias de ginásticas, escolas esportivas e culturais. Também faremos deste Clube um ponto de encontro dos apaixonados pelo futebol da nossa Águia do Vale.

Para isto será necessário manutenção geral das instalações, principalmente no ginásio de esporte, adequando a sua acústica para shows, reforma do parque aquático, do campo de futebol para treinamento, dos quiosques para churrasco e dos bares.

Com relação aos Processos Judiciais, iremos negociar com os Juizes das varas trabalhista uma forma mais branda do pagamento destes processos envolvendo entre 10 e 15 % da arrecadação do clube, com reuniões semestrais para o acompanhamento deste acordo. Quanto aos processo cíveis iremos recorrer a todos aqueles que cabem recorrer e chamar os credores para negociar as outras que já não cabe recorrer.

Também iremos fazer um levantamento de todos os impostos e encargos que estão atrasados e propor uma negociação para pagamento a longo prazo.

Quanto ao Futebol Profissional, a AASJ já mostrou que se ele for administrado seriamente, com uma equipe técnica altamente profissional e com atletas que realmente vistam a camisa do São José, nós com certeza alcançaremos o nosso objetivo de chegar no topo do futebol Paulista e Brasileiro. Foi assim que fizemos para tirar o time da A3 e levá-lo para a série A2 em 2006 e também assim que fizemos neste campeonato da A2 de 2007, quase chegando na série A1.

Se a Associação Amigos do São José está querendo que as eleições marcadas para setembro deste ano seja antecipada para junho, é porque o São José não pode mais perder tempo. Precisamos aproveitar o momento que o São José está passando com relação aos apoios de seus patrocinadores e dar continuidade ao trabalho feito pela atual comissão técnica, que há muito tempo não se via no nosso clube. Só assim iremos conseguir um time competitivo para disputar a Copa da Federação Paulista de Futebol que inicia em 15 de junho próximo, com o intuito de preparar o time para o próximo ano, onde com certeza teremos condições de disputar e chegar na série A1 do Futebol Paulista.

E quanto mais cedo chegarmos na série A1, mais cedo teremos condições de dar a sustentação necessária para realizarmos o projeto de reformulação por completo do São José Esporte Clube.

É assim que nós da Associação Amigos do São José acreditamos que o São José Esporte Clube tem jeito e que dentro de pouco tempo a nossa Águia estará voando nos céus do nosso Brasil.

A única coisa que nós precisamos é que mais pessoas acreditem neste projeto e que venham compartilhar deste sucesso.

Atenciosamente,

Diretoria da Associação Amigos do São José
Presidente: Fernando Evaristo

Vice Presidente: José Angelo Tralli

Vice Presidente: Almir Fernandes

Vice Presidente: José Oscar Costantino

Diretor Secretário: Daniel Tralli

Segundo Diretor Secretário: José Francisco Duarte

Diretor Financeiro: Aldigair Wagner

Segundo Diretor Financeiro: Rodolfo Fumio Narazzaki

Diretor Jurídico: Guilherme Belini

Diretor de Comunicação e Marketing: Flávio Alvin

Diretor de Planejamento: Hélio Fontes

Diretor de Relações Públicas: Felipe Antônio Cury