Argentina x Peru - Repetição da Copa do Mundo de 78?!
Barquisimeto, Venezuela, 07 (AFI) – Chegou a hora de mostrar quem realmente é favorito ao título. Única equipe com aproveitamento de 100% na Copa América, a Argentina enfrenta o Peru, considerado zebra no confronto, neste domingo, às 19h45, pelas quartas-de-final do torneio de seleções.
Será a chance de os nossos hermanos mostrarem que, finalmente, estão maduros para quebrar o incômodo jejum de títulos profissionais, que já dura 14 anos – o último caneco levantado pelos argentinos foi a Copa América de 93.
Será, ainda, a chance de a Argentina vencer uma competição em que chega como franca favorita. Com um time desfalcado por Kaká e Ronaldinho, o Brasil trouxe vários reservas, enquanto os hermanos vieram com força máxima.
Túnel do tempo
Argentina e Peru protagonizaram dois duelos que serão lembrados por muito tempo. O primeiro, bem mais importante que o segundo, aconteceu na Copa do Mundo de 78, quando os argentinos precisavam de uma goleada contra os peruanos para avançar na Copa, que era disputada em casa.
Com a atuação do goleiro Quiroga bastante questionada (muitos acreditam que o goleiro, argentino naturalizado peruano), a Argentina venceu por 6 a 0, eliminou o Brasil e continuou o caminho que a levaria ao seu primeiro título mundial.
No segundo duelo, disputado em 2004 e válido pelas quartas-de-final da Copa América daquele ano, a Argentina novamente venceu o Peru, desta vez por 1 a 0, gol do ex-corintiano Carlitos Tevez. Abbondanzieri, Zanetti, Ayala, Heinze e Tevez, que estão na seleção atual, integraram a campanha.
Ataque é a única dúvida
Com o corte de Crespo, por contusão, após a vitória sobre a Colômbia por 3 a 2, o técnico Alfio Basile quebra a cabeça para definir o substituto do centroavante da Inter de Milão (ITA). Em escalações extra-oficiais, Diego Milito (irmão do zagueiro Gabriel Milito) é o favorito a assumir a vaga.
No entanto, depois de se destacar na vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai, o atacante do West Ham (ING), Carlitos Tevez, plantou uma dúvida na cabeça do treinador, que já pensa em escalá-lo desde o princípio.
Garantido no ataque, o jovem Messi, companheiro de Ronaldinho Gaúcho no Barcelona (ESP), é a esperança de talento dos argentinos, ao lado de Riquelme, maestro que levou o Boca Júnior (ARG) ao 7º título da Taça Libertadores, neste ano.
Três desfalques no Peru
Se por um lado a Argentina tem apenas um desfalque, mas com certeza tem peças de reposição à altura para o restante do torneio, o técnico do Peru, Julio Cesar Uribe, sofre com três problemas para escalar o time.
Os zagueiros Alberto Rodríguez (terceiro cartão amarelo, que levou contra a Bolívia) e Jhoel Herrera (expulso na mesma partida) são ausências certas, assim como o atacante Farfán, do PSV (HOL), com uma entorse na perna esquerda.
Na vaga do ataque, Guerrero deve ocupar o lugar de Farfán, enquanto Villalta e Acasiete formam a dupla de zaga.
Ficha Técnica
Argentina x Peru
Local: Estádio Metropolitano, em Barquisimeto (VEN)
Data: 08/07/07
Horário: 19h45
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (BRA)
Argentina
Abbondanzieri; Zanetti, Ayala, Gabriel Milito e Heinze; Mascherano, Verón, Cambiasso e Riquelme; Messi e Diego Milito.
Técnico: Alfio Basile
Peru
Butrón; Galliquio, Villalta, Acasiete e Villamarín; Vílchez, De La Haza, Bazalar e Mariño; Pizarro e Guerrero.
Técnico: Julio Cesar Uribe





































































































































