Árbitros FIFA, Seleção, 'Sula' e Brasileirão: confira os comentários de Flávio Guerra
Como escrevemos na ultima coluna não tivemos nenhum árbitro da FIFA escalado nesta ultima rodada do Campeonato Brasileiro
TÁ NA REGRA
APROVEITARAM A OPORTUNIDADE
Como escrevemos na ultima coluna não tivemos nenhum árbitro da FIFA escalado nesta ultima rodada do Campeonato Brasileiro, isto devido ao novo sistema de sorteio da arbitragem da CBF que foi implantado recentemente. Tirando algumas poucas situações os árbitros que tiveram sorte de ganhar o sorteio e apitar nessa rodada aproveitaram a oportunidade e complicaram ainda mais a situação dos árbitros da FIFA. Não tivemos nenhum erro grave que interferisse no resultado final do jogo, fato que vinha acontecendo e muito nas ultimas rodadas. Com isso o sistema será mantido e agora além de apitar bem o árbitro terá que ter muita sorte para ganhar no sorteio.
REDUÇÃO NO QUADRO ÁRBITROS?
Dentro do pacote de mudanças implantado pela CBF, está a criação dos trios fixos de arbitragem. A Comissão divulgou uma lista de noventa árbitros e seus respectivos assistentes que foram divididos em três grupos de acordo com a categoria. E isso tem deixado muito árbitro com a pulga atrás da orelha, estou falando dos outros aproximadamente 90 árbitros que ficaram de fora dessa lista e que até agora não tiveram nenhuma justificativa ou devolutiva por parte da comissão de que como ficara a situação. Tudo indica que a CBF reduzirá drasticamente seu quadro de árbitros.

BRASIL X COLÔMBIA
No jogo das quartas de final Brasil 2×0 Colômbia pelo futebol masculino nas olimpíadas, tivemos uma aula de como não jogar e como não apitar futebol no primeiro tempo de partida, arbitragem conivente, fraca disciplinarmente do turco Cuneyt Cakir, que não teve peito de expulsar jogadores da Colômbia e do Brasil, preferindo conversar e se esconder atrás dos cartões amarelos. No segundo tempo mudaram a postura e jogaram bola deixando de lado a catimba e a pancadaria. A seleção que depois de um inicio ruim após os empates iniciais melhorou consideravelmente, correndo, lutando, mostrando garra e que realmente está disposta a buscar a tão sonhada medalha de ouro.
RODADA TRANQUILA
A primeira rodada do returno do Brasileirão foi bastante tranquila para a arbitragem e pouco se falou dos ‘homens de preto’ esse fim de semana. Tivemos um gol legal de Henrique do Fluminense mal anulado contra o América MG, mas que mesmo assim não alterou o resultado final que foi a vitória do time carioca por 1 a 0. Já no jogo entre Santos x Atlético MG, o time mineiro reclamou de uma possível falta no segundo gol do Santos e na marcação de um impedimento de Robinho numa jogada de ataque importante. Nos dois lances as decisões da arbitragem foram corretas, não havendo motivos para reclamações dos mineiros. Boa arbitragem do carioca Wagner Magalhães.
RECOPA SUL-AMERICANA
Se no Brasil os árbitros da FIFA estão em baixa, pela Conmebol é diferente, o árbitro goiano Wilton Sampaio foi escalado para apitar a primeira partida da final da Recopa Sul-Americana entre Independiente Santa Fé (COL) x River Plate (ARG), na próxima quinta feira 18/08 as 19:45hs em Bogotá, Colômbia. Ele terá como assistentes Kleber Lucio Gil e Bruno Boschilia e o quarto árbitro será Raphael Claus. Lembrando que agora quem escala os árbitros é o brasileiro Wilson Luis Seneme e na Conmebol não existe o famoso sorteio. Aliás em nenhum pais do mundo as escalas de árbitros são feitas através de sorteio, só no Brasil.
ARBITRAGEM FEMININA
A arbitragem brasileira será representada na Copa do Mundo Sub-17 de Futebol Feminino por duas árbitras: As paulistas Regildênia Holanda de Moura e Tatiane Sacilotti. Elas integrarão o grupo de árbitros da competição organizada pela FIFA, que será disputada na Jordânia, entre os dias 30 de setembro e 21 de outubro. A assistente Tatiane e a árbitra Regildênia são duas das nove sul-americanas selecionadas pela FIFA para o torneio mundial. A Seleção Brasileira também vai disputar o mundial e está no mesmo grupo de Nigéria, Inglaterra e Coreia do Norte. Na Jordânia, a Seleção busca o seu primeiro título no torneio, que irá para a sua quinta edição. Boa sorte as meninas!





































































































































