Árbitro Rodrigo Guarizo fala sobre arbitragem para os jovens atletas do Novorizontino

Com experiência em grandes jogos, ele comentou sobre vários assuntos inerentes à função e o comportamento ideal dos jogadores

Seguindo em frente com o cronograma de palestras, as categorias de base do Novorizontino tiveram um bate-papo com o árbitro Rodrigo Guarizo.

0002050170258 img

Novo Horizonte, SP, 04 (AFI) – Seguindo em frente com o cronograma de palestras, as categorias de base do Novorizontino tiveram um bate-papo com o árbitro da Federação Paulista de Futebol (FPF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rodrigo Guarizo. Com experiência em grandes jogos, ele falou sobre vários assuntos inerentes à arbitragem e o comportamento ideal dos atletas.

De acordo com Guarizo, antes de vir a Novo Horizonte, consultando alguns árbitros que já fizeram jogos das categorias de base do Novorizontino, as equipes, tanto a sub-15 quanto a sub-17, foram elogiadas. “Falaram que não tiveram nenhum tipo de problema e isso é visto com bons olhos pelos árbitros.”

Novorizontino faz belo trabalho coma base (Foto: Divulgação)

Novorizontino faz belo trabalho coma base (Foto: Divulgação)

A conversa com o árbitro durou cerca de duas horas, abordando vários assuntos. Desde comportamento dentro de campo, até dicas de como falar com a arbitragem.

“Tem que falar com educação com os árbitros. Não precisa chegar nervoso, até por que, um gesto pode gerar um cartão amarelo ou até vermelho, dependendo do nível da reclamação”, orienta Guarizo.

AGRADECIMENTO
No final, ele agradeceu pela conversa, que teve participação ativa dos jovens atletas com perguntas e opiniões.

“Aproveitem para aprender com tudo isso. Não é em todo lugar que os clubes se preocupam em passar mais do que o futebol para as categorias de base.”

Para o coordenador das categorias de base do Grêmio Novorizontino, Marildo Ferreira de Campos, a importância e o objetivo principal era a conscientizar os atletas com relação a arbitragem.

Árbitro Rodrigo Guarizo fala sobre arbitragem para os jovens atletas do Novorizontino (Foto: Divulgação)

Árbitro Rodrigo Guarizo fala sobre arbitragem para os jovens atletas do Novorizontino (Foto: Divulgação)

“Eles precisam, desde cedo, entender que o árbitro é um ser humano e que tem uma responsabilidade muito grande em cada jogo. Além de terem a noção de que a arbitragem vai ao jogo apenas para fazer o seu trabalho e não com intuito de prejudicar ninguém”, diz.

O cronograma de palestra seguirá até o final do ano. Drogas, DST’s e outros assuntos ainda serão abordados.