Arbitragem paulista completa 30 horas de testes para 2014
Cerca de 500 árbitros e assistentes passam por avaliações para atuarem em todas competições da FPF
O Campeonato Brasileiro sequer terminou e a arbitragem paulista já está correndo de olho no primeiro semestre de 2014.
São Paulo, SP, 07 (AFI) – O Campeonato Brasileiro sequer terminou e a arbitragem paulista já está correndo de olho no primeiro semestre de 2014. A pista de atletismo do Ibirapuera está sendo o palco para os testes físicos. Mais de 350 passaram pela pista de atletismo até o final da noite de ontem. Até agora já foram 30 horas somadas.
As avaliações terminam domingo – mais seis horas, totalizando 36 horas –, quando cerca de 500 vão correr atrás do ‘passaporte’ para as competições organizadas no primeiro semestre pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

De todo o estado, os árbitros e assistentes que passarem já estarão aptos a entrarem em campo na Copa São Paulo de Futebol Júnior, com início no dia 3 de janeiro, assim como no Paulistão da Primeira Divisão, dia 19.
Nem o forte temporal interrompeu os testes de ontem. “Cada um faz sua preparação em sua cidade, com a orientação da equipe de preparação física da Federação. Cada ano que passa o teste é mais intenso e quem não estiver preparado ficará de fora. A chuva deu uma refrescada no pessoal”, disse o árbitro Guilherme Ceretta de Lima, que apitou a final do Paulistão do ano passado e o jogo do centésimo gol de Rogério Ceni.
Segundo Guilherme Rodrigues, da Fedato Esportes, empresa contratada pela FPF para avaliar e acompanhar a preparação física da arbitragem em todo estado, o padrão FIFA adotado tem aumentado o rigor a cada ano.
“A intensidade do futebol é cada vez mais intensa e a arbitragem precisa acompanhar. Nesta avaliação vemos que eles estão vindo preparados, apesar de exercerem outras profissões, e o número de reprovados tem diminuído. Isso comprova que a arbitragem paulista está em um nível internacional exigido pela FIFA em todos os países”.
Os testes são divididos em duas etapas: tiros de velocidade de 40 metros e de resistência, com 150 metros. Os tempos variam de assistente para árbitro, masculino e feminino. Neste domingo, o teste será das 15h às 24h. A Federação irá realizar na próxima semana a prova teórica. Com os resultados será definido o quadro da arbitragem para o primeiro semestre.





































































































































