Arbitragem: Não basta conhecer; é preciso dominar
Arbitragem: Não basta conhecer; é preciso dominar
O conjunto de regras do futebol é bastante simples de se entender. Afinal, são apenas 17 tópicos que, aplicados corretamente, fazem com que o jogo flua de forma limpa e envolvente, levando a paixão a milhões de torcedores em todo o planeta.
O conjunto de regras que rege o futebol é bastante complicado de se aplicar. Afinal, são apenas 17 tópicos que, no entanto, possuem cada um deles uma grande variável de interpretações e dependendo da forma como o trio de arbitragem interpreta cada um destes itens, podemos ter uma mesma partida comandada de maneira totalmente diversa de árbitro para árbitro.
Os dois parágrafos que abrem este “Instruções Adicionais e Diretrizes para Árbitros” são a mais pura expressão da verdade, e tenho certeza de que o prezado colega com eles concorda integralmente.
É por isso que, para se transformar em um grande árbitro de futebol, não basta apenas ter, na ponta da língua, a descrição de cada uma das 17 regras. Faz-se necessário, também e principalmente, que todos aqueles que se colocam sob a responsabilidade da condução de um jogo de futebol tenham pleno domínio não só das regras, mas igualmente da correta maneira como deve acontecer a sua interpretação.
De posse destes dois atributos – conhecimento dos 17 tópicos e amplo comando de sua aplicabilidade -, o árbitro de futebol terá grandes chances de conseguir seu objetivo maior toda vez que entra em campo: passar despercebido.





































































































































