Arbitragem brasileira vira foco de novo grupo de trabalho da CBF

Em portaria assinada pelo presidente Samir Xaud nesta quinta-feira, a entidade convida toda a comunidade do futebol nacional a participar das atividades

Segundo a CBF, o objetivo é que o grupo de trabalho possa atuar na modernização do ofício de árbitros no futebol brasileiro

Arbitragem brasileira vira foco de novo grupo de trabalho da CBF
Arbitragem brasileira vira foco de novo grupo de trabalho da CBF

Campinas, SP, 23 – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir melhorias na arbitragem. Em portaria assinada pelo presidente Samir Xaud nesta quinta-feira, a entidade convida toda a comunidade do futebol nacional a participar das atividades.

Segundo a CBF, o objetivo é que o grupo de trabalho possa atuar na modernização do ofício de árbitros no futebol brasileiro. Para isso, os integrantes vão colaborar com a identificação de boas práticas internacionais, fortalecendo e aprimorando o sistema de arbitragem, analisando a adoção de tecnologias e até consolidando caminho para a profissionalização da carreira.

A iniciativa da CBF é uma resposta às recentes críticas direcionadas à arbitragem brasileira. Nas últimas semanas, os árbitros Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva foram afastados após polêmicas no Brasileirão.

“Estamos atravessando um momento que exige reflexão, mas também ação. A criação deste grupo de trabalho é uma resposta concreta para que possamos aprimorar o sistema, valorizar os profissionais e reconstruir a confiança de todos os envolvidos no jogo”, disse o presidente da CBF.

Netto Góes, presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), ficará à frente da presidência do grupo de trabalho, que ainda contará com relatoria de Helder Melillo, diretor executivo da CBF.

CBF TENTA APRIMORAR ARBITRAGEM

Clubes, federações, árbitros e assistentes podem participar. A CBF pode convidar para participação consultores técnicos independentes, com notório saber nas áreas de arbitragem, gestão esportiva, tecnologia aplicada ao esporte ou direito desportivo. Para a seleção de participantes, será considerada a diversidade regional, experiência e representatividade dos diferentes segmentos do futebol.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora

De acordo com a CBF, o grupo de trabalho vai analisar o interesse de participantes que se inscreverem até 29 de outubro. A primeira proposta será entregue 60 dias após o encerramento das inscrições.