Araçatuba surpreende e anuncia saída do técnico Vaguinho Santos

O treinador já iniciava a preparação do Canarinho para a disputa da Série A4 do Campeonato Paulista

Segundo o presidente Rodrigo Silva, a decisão foi motivada pelo momento econômico delicado vivido pelo clube, que não teria condições de manter o profissional

Araçatuba
Vaguinho Santos de saída do Araçatuba. Foto: Divulgação

Araçatuba, SP , 04 (AFI) – O futebol e a cidade de Araçatuba foram surpreendidos na tarde desta terça-feira (4) com a inesperada dispensa do técnico Vaguinho Santos, da Associação Atlética Araçatuba.

Após um bom trabalho na Copa Paulista — levando o AEA às oitavas de final e sendo eliminado apenas pelo campeão da competição, o XV de Piracicaba — o treinador já iniciava a preparação do Canarinho para a disputa da Série A4 do Campeonato Paulista.

Porém, o Araçatuba anunciou a saída do técnico, que estava no comando da equipe desde os preparativos para a Copa Paulista e recentemente participava da montagem do elenco para a temporada de 2026.

Segundo o presidente Rodrigo Silva, a decisão foi motivada pelo momento econômico delicado vivido pelo clube, que não teria condições de manter o profissional.


BOA CAMPANHA NA COPA PAULISTA

Na última edição da Copa Paulista, Vaguinho Santos realizou uma campanha consistente, classificando o Araçatuba para o mata-mata no Grupo 1, ao lado de Grêmio Prudente, Monte Azul e Noroeste, com oito pontos conquistados.

Nas oitavas de final, a AEA enfrentou o XV de Piracicaba e, sob o comando de Vaguinho, impôs ao Nho Quim uma das raras derrotas do torneio — vitória por 1 a 0 no estádio Ademar de Barros. Apesar da eliminação com a derrota por 2 a 0 no jogo de volta, no Barão de Serra Negra, o time deixou a competição valorizado e com prestígio junto à torcida e à imprensa.


A CARREIRA

Depois de encerrar a carreira como jogador, Vaguinho Santos iniciou sua trajetória como auxiliar técnico ao lado de Oswaldo Alvarez (Vadão) — um dos grandes nomes do futebol paulista e brasileiro, criador do “Carrossel Caipira” do Mogi Mirim em 1992 e vice-campeão da Copa João Havelange em 1993.

Com Vadão, Vaguinho também trabalhou na Seleção Brasileira Feminina, além de passagens por Guarani, Criciúma e outros clubes.

COMO JOGADOR

Como jogador, Vaguinho teve passagens por grandes equipes do futebol nacional, como São Paulo, Guarani, Ponte Preta, Náutico e Paraná Clube. Iniciou a carreira em 1989, no Rio Branco de Americana, e atuou ainda por São José, Catanduvense, Noroeste, Bragantino, Araçatuba e Castellón, da Espanha.

Defendeu o São Paulo em 1993 e 1994, jogou pelo Guarani entre 1997 e 1998, pela Ponte Preta em 1999 e encerrou a carreira em 2002, no Noroeste.

COMO TÉCNICO

Como técnico, começou como auxiliar na Ponte Preta em 2014, passando depois por Criciúma, América-RN, Manaus e Guarani. Entre 2014 e 2019, integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina.

Como treinador principal, comandou Peñarol-AM, Rio Branco-AC e Pinheiros-MA, antes de assumir o Araçatuba em 2025.


NOTA OFICIAL DO CLUBE

O clube deseja ao treinador sucesso na continuidade de sua carreira e reafirma o respeito e a admiração por todo o trabalho desenvolvido.”

“A Associação Esportiva Araçatuba agradece ao técnico Vaguinho Santos por sua dedicação e pelo trabalho realizado em sua segunda passagem à frente da equipe profissional.

Na temporada de 2025, o treinador conduziu o clube até as oitavas de final da Copa Paulista, sendo eliminado apenas pelo campeão da competição. Seu profissionalismo, comprometimento e liderança marcaram mais uma etapa importante do projeto esportivo da AEA.