Após proposta de Estados Unidos e Série A3, Bira Arruda faz curso na CBF
Treinador está em estágio de conclusão da Licença A, na Granja Comary, em Teresópolis
Treinador está em estágio de conclusão da Licença A, na Granja Comary, em Teresópolis
Campinas, SP, 13 (AFI) – Com o mercado agitado com troca de treinadores, alguns profissional preferem estar se qualificando, principalmente nos cursos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). É o caso de Bira Arruda, em conclusão da Licença A na Granja Comary, em Teresópolis.
O treinador já havia recebido proposta, ainda em 2019, para trabalhar nos Estados Unidos, mas preferiu permanecer no Brasil em busca de maior conhecimento em seu trabalho.
Outro convite veio de um clube da Série A3 do Campeonato Paulista, mas entendeu ser importante a conclusão da Licença A da CBF.
“Houve , sim, convite no final de 2019 para realizar trabalho nos Estados Unidos, mas a preferência, no momento, é no Brasil. Eu cheguei a conversar com um time da Série A3, mas já tinha em mente a conclusão da licença para que, após o curso, esteja com a cabeça focada no trabalho”, declarou.
ESTUDOS
Muitos treinadores não tiveram êxito no acerto com clubes para esta temporada por vistar o curso da CBF, principalmente a Licença A, cujo início foi em 07 de fevereiro – término é no dia 16 do mesmo mês.
Bira Arruda vê como ‘muito importante’ a busca pelo conhecimento e qualificação.
“A licença está sendo bastante interessante pela busca da qualificação e do conhecimento, até porque o jogo de estratégia é a base quando você tem grande conhecimento”, declarou.
“Assim, você tem mais informações para passar aos atletas, transmitir seu conceito de jogo e isso vai fazer diferença no trabalho”, emendou.
Além da conclusão da Licença A, Bira tem trocado muitas informações com técnicos renomados do futebol nacional e internacional, os quais também estão na Granja Comary.
“Há essa troca de informações com grandes treinadores brasileiros e de outros países. Essa troca nos faz crescer muito em termos de conhecimento”, arrematou.
HISTÓRICO
O treinador teve passagem de sucesso nas categorias de base do Desportivo Brasil e assumiu o comando profissional, interinamente, na pré-temporada do ano passado.
No sub-15, ostentou aproveitamento de 66% no Campeonato Paulista da categoria, com 27 jogos, 16 vitórias, oito empates, três derrotas e alcançou às quartas de final com marca de 53 gols.
Em 2019, Arruda teve a primeira oportunidade real no time de cima. Ele debutou na Série A3 à frente do Olímpia – chegou ao Estádio Maria Tereza Breda em situação difícil, após cinco mudanças no cargo e, com pouco tempo de casa, conseguiu escapar do rebaixamento.
SELEÇÃO
Com vários títulos na base do Desportivo Brasil – Copa Ouro Sub 15 de 2017, Torneio Brasil-Japão Sub 14 de 2018, Torneio DB/Luneng Shandong Sub 16 de 2017 -, Bira também soma a terceira colocação na Copa Paulista de 2016 como auxiliar técnico do profissional do Rio Claro.
Seus ótimos trabalhos na base fizeram com que dois atletas do time de Porto Feliz fossem convocados à Seleção Brasileira: o goleiro Gustavo e o atacante Daniel.
SAIBA MAIS
Ex-jogador com passagens pelas categorias de base de São Paulo, Boa Esporte, Santos e profissional de Lemense, Palmeiras, Desportiva-ES, Marília e Uberlândia, Bira foi coordenador técnico do São José/Cerquilho.
Ele ainda foi observador técnico do Trivela Soccer, auxiliar técnico no Rio Claro e treinador do Botafogo Academy-SP, no projeto China. Na beira do gramado nas categorias inferiores, vem de ótimos resultados e conquistas.
Além de campanha positiva no Paulista Sub 15, levou o Desportivo Brasil ao bicampeonato da Copa Ouro, em 2017, após vencer o São Paulo, em pleno CT de Cotia, por 2 a 0 e conquistou o Torneio Brasil–Japão de 2018 ao fazer 4 a 2 no Verdy Yomiuri.
CURRÍCULO
Formação Acadêmica
Licença na Confederação Brasileira de Futebol – CBF
Princípios do Futebol – Universidade do Futebol
MBA em Gestão de Negócios – 2003
Linha de Pesquisa: Gestão Futebol – UNIVEM Ensino Superior
Bacharelado em Direito (2000) – Universidade de Marília
Professor de Graduação e Pós Graduação em Gestão de Pessoas – 2001/2006 – FGV – UNIP – Faculdade Anhanguera e outras
Palestrante Profissional em Formação de Equipes – Desde 2004





































































































































