Após Klinsmann e Balotelli “genéricos”, Copa SP tem Charles Miller

Atuando na lateral-esquerda, Charles Miller esteve na goleada sofrida pelo Fortaleza

Fortaleza, CE, 05 (AFI) – Considerado o principal responsável por apresentar o futebol ao Brasil, Charles Miller faleceu em junho de 1953. Quase 61 anos depois, porém, seu nome voltou a desfilar nos gramados brazucas. Isso porque o lateral-esquerdo do Fortaleza na Copa São Paulo de Futebol Júnior se chama Charles Miller.

O curioso é que seu nome não era para ter sido uma homenagem ao “pai” do futebol brasileiro. Quando nasceu, o camisa 6 do Fortaleza iria chamar Elvis, por causa do cantor Elvis Presley. No entanto, na hora de registrar, o pai Célio Costa se confundiu e acabou registrando o filho com Charles Miller.

Porém, o pai sequer sabia quem era Charles Miller, mas estava com o nome na cabeça depois de assistir a um jogo da Taça Charles Miller na TV. Mais adaptado, o jovem jogador do Fortaleza revelou que durante a infância foi alvo de brincadeiras dos colegas na escola: “Agora está tranquilo. É legal legal e me acostumei”.

Apesar de ter um jogador com nome de respeito no time, o Fortaleza dificilmente passará da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Leão do Pici foi goleado na estreia pelo CRB, por 6 a 0, neste domingo, em Idaiatuba, e já figura na lanterna do Grupo N.

Um pouco sobre Charles Miller
Nascido em São Paulo, Charles William Miller foi estudar na Inglaterra com dez anos e aprendeu a jogar futebol. Retornou ao Brasil em 1894 e no ano seguinte aconteceu o primeiro jogo de futebol no país. Um dos times era o de Charles Miller, apontado como o responsável por apresentar o esporte aos brasileiros.

Charles Miller também montou o São Paulo Athletic Club, onde atuou como jogador, e também a Liga Paulista de Futebol, primeira liga do esporte no Brasil. Após encerrar a carreira, ele ainda se tornou árbitro.